Beleza

 

Cigarro: Um inimigo da beleza
Entre os efeitos negativos, rosto, mãos e pés tornam-se ressecados

Outro terror – a celulite – intensifica-se nas mulheres que fumam
(Foto: Divulgação)
Abandonar o cigarro é uma regra básica para quem deseja estar sempre bela. Isso porque, além dos diversos males que o produto ocasiona à saúde, ele compromete e muito a aparência. Aceleração do envelhecimento, perdas do viço, da hidratação, da firmeza e da sustentação da cútis são apenas alguns dos problemas que o cigarro pode ocasionar à estética. “A nicotina acaba com o colágeno, proteína localizada na camada mais profunda da derme e fundamental para a beleza e a saúde do rosto principalmente”, explica a dermatologista do Hospital Bandeirantes, Rita de Cássia Moretto.
Segundo a especialista, os sinais de perda do colágeno são visíveis mesmo em mulheres jovens – entre 25 e 30 anos – e fumantes há pelo menos cinco anos. “O rosto fica pálido, a pele amarelada, e surgem olheiras fundas ou bolsas inchadas sob os olhos, além de marcas de expressão e sulcos nos cantos do nariz e da boca. Mesmo com o uso de protetor solar e a aplicação de sabonetes, loções tônicas e hidratantes, o cigarro ainda ganhará a ‘guerra’ contra a beleza”, alerta.
De acordo com o dermatologista da rede de Clínicas de Estética Onodera, Abdo Salomão Jr., a perda de viço é ocasionada pela falta de oxigenação dos tecidos. “O fumo reduz o fluxo sanguíneo, dificultando a oxigenação dos tecidos. Essa redução causa o envelhecimento precoce da pele, além de contribuir para o surgimento de rugas na região em torno da boca e dos olhos”, diz
Corpo
Além do rosto, as mãos e os pés tornam-se ressecados e o pescoço fica mais flácido. Outro problema provocado pela nicotina é a queda capilar, independentemente do sexo, pois ela estreita os vasos e torna mais difícil a chegada de sangue à região do couro cabeludo. “Os fios novos próximos à testa ficam cada vez mais escassos”.
Outro terror – a celulite – intensifica-se nas fumantes. Mesmo sendo magra e esguia, a mulher terá os temidos furinhos nos glúteos, nas coxas e no abdôme, pois a oxigenação sanguínea da região é dificultada pelo cigarro. “Mais um motivo para largar o cigarro imediatamente. Além de correr mais riscos de enfartes, AVC [acidente vascular cerebral] e problemas respiratórios, a fumante terá uma pele mal tratada e envelhecida", conclui Rita.

Pilates com bola – Mente associada ao corpo


pilates-bola-200 

A aula de Pilates com Bola controla picos de ansiedade e depressão ocasionados pelo estresse do dia a dia. Mais do que um exercício físico, é um exercício mental, que tem como objetivo trabalhar a mente associada ao corpo.
Os benefícios do Pilates, associados aos exercícios com a bola, tornam a aula ainda mais divertida e os resultados são rápidos e aparentes, pois, tonifica e define músculos, melhora a flexibilidade e harmoniza as formas do corpo.
No Pilates com a bola, trabalha-se com as camadas mais profundas da musculatura de maneira muito eficaz. A bola permite que a coluna e os glúteos fiquem apoiados, sem interferir na execução ideal dos exercícios, pois é muito comum que os músculos mais fortes “roubem” o direcionamento da força.
Os exercícios são apresentados de forma bem simples, evitando as séries com infinitas repetições. Esse é o aspecto singular do Pilates: as repetições maçantes não existem. Os movimentos são contínuos (em camadas) e o grau de dificuldade é gradativo. Todos esses exercícios requerem muita precisão e concentração. Por isso, exercitam a capacidade de concentração e relaxamento.
A união dos exercícios do Pilates com a bola faz com que essa aula possa ser praticada por pessoas de diferentes níveis de condicionamento, que se recuperam de lesões ou estão em plena forma. Traz benefícios posturais, uma notável melhora no equilíbrio e coordenação, além da satisfação e diversão proporcionadas pela prática.
Professora Andressa Perina
Especialista em Pilates nas patologias da coluna vertebral.

 

 10/03/2011

 

 

 04/03/2011

Excessos do verão causam mal a pele – Dicas de prevenção


A exposição excessiva ao sol, a areia, o suor mais abundante e a umidade do corpo são algumas das principais causas que aumentam os riscos de doenças de pele no verão.
Entre as mais comuns está a micose, uma infecção causada por fungos que atinge a pele, as unhas e os cabelos. Esses fungos se desenvolvem com umidade e calor ou quando a imunidade da pessoa está comprometida, podendo acometer pele, unhas e pêlos. As manifestações mais freqüentes são vermelhidão, descamação e coceira, principalmente nas áreas de dobra, entre os dedos dos pés. Outra forma muito comum é a micose de praia, Pitiríase versicolor, mais comum nessa época do ano. Nem sempre é adquirida no litoral ou dentro da piscina, diferente do que muitos pensam, porém ficam mais evidentes com a exposição ao sol. As formas mais comuns de contrair a doença são:
- Através do contato com animais de estimação;
- Chuveiros públicos;
- Lava-pés de piscinas e saunas;
- Andar descalço em pisos úmidos ou públicos;
- Toalhas compartilhadas ou mal-lavadas;
- Equipamentos de uso comum como botas e luvas;
- Roupas e calçados de pessoas infectadas;
- Alicates de cutículas, tesouras e lixas não esterilizadas;
- Contato com material contaminado;
- Uso de roupas úmidas por tempo prolongado.
“Os principais sintomas são coceiras, alterações da pele (como manchas avermelhadas ou esbranquiçadas), e lesões que variam de tamanho e quantidade”, afirma Agnaldo Mirandez, dermatologista e diretor da Clínica de Estética e Dermatológica Perfetta, localizada no Pacaembú, em São Paulo
Outra ocorrência freqüente nesses meses de calor, principalmente em crianças, é a miliária, popularmente conhecido como brotoeja, manifestando-se como pequenas “bolhinhas” ou bolhinhas avermelhadas. Ocorrem por obstrução de glândulas de suor. Nesse caso, o uso de roupas leves, bem como evitar permanecer em ambientes abafados, auxiliam na prevenção.
A larva migrans, popularmente conhecida como bicho geográfico, também é muito comum no verão. O contágio se dá a partir do contato com areia ou terra contaminada por fezes de cães e gatos. “Para se prevenir é fundamental a proteção do corpo nas praias com calçados, esteiras e toalhas para impedir o contato direto com a areia. É aconselhável evitar áreas úmidas e com sombras, onde as larvas se desenvolvem”, diz Mirandez, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e membro da Internacional Academy os Cosmetic Dermatology.
Além dos cuidados com essas e outras doenças, é preciso muita atenção com o sol para evitar queimaduras mais graves. O protetor solar deve ser retocado a cada duas horas ou após sair da água. “É fundamental o uso de um fotoprotetor com FPS acima de 30, além de usar chapéu ou boné e tomar bastante água”, finaliza o dermatologista.
Serviço:
www.dermatologiaperfetta.com.br

  15/02/2011

A superdieta antirrugas

No cardápio do dia, bastante romã, morango, molho de tomate, brócolis e castanha-do-pará. Com eles, é possível aproveitar os dias de sol e preservar a juventude da pele, além de evitar o aparecimento de manchas e tumores

por LÚCIA NASCIMENTO design ANA PAULA MEGDA fotos GUSTAVO ARRAIS


Se a fonte da juventude fosse vendida em potes nas farmácias, teria o sabor de um doce morango ou uma adstringente romã. Afinal, segundo um recente estudo da Universidade Hallym, na Coreia do Sul, essas frutas são algumas das melhores opções para prevenir o envelhecimento precoce da pele. “Elas são ricas em ácido elágico, um antioxidante poderoso”, afirma o bioquímico Marcelo Hermes Lima, da Universidade de Brasília, que estuda o composto há anos.

Na pesquisa sul-coreana, os cientistas expuseram células à radiação ultravioleta do sol — principalmente à UVB, que provoca vermelhidão e pode causar câncer. Depois, adicionaram extratos de ácido elágico às culturas celulares. “A pele tratada com a substância teve menos inflamações provocadas pelo excesso de exposição solar”, explica a nutricionista Elaine de Pádua, do Hospital das Clínicas de São Paulo. “A atividade de substâncias que contribuem para a degradação do colágeno também foi reduzida.”

E o colágeno, para a pele, é tão importante quanto os óculos para quem tem problemas de visão. Sem ele, que é a proteína mais abundante no corpo, as células perdem elasticidade e aí aparecem as rugas. “É como se o colágeno fosse um sustentáculo, aumentando a resistência contra estiramentos. Sem ele, o tecido perde firmeza”, assinala a dermatologista Daniela Taniguchi de Barros, da Faculdade de Medicina do ABC, na região metropolitana de São Paulo. Só não há consenso sobre a quantidade de frutinhas necessária para manter a pele jovem — já que o trabalho coreano foi feito in vitro. A recomendação é acrescentá-las a um dos lanches diários. Até mesmo a balança agradecerá: 100 gramas de romãs e morangos têm, respectivamente, 56 e 30 calorias. Delícias de tão leves.

Além de romãs e morangos, a pele agradece o consumo de molho de tomate. Esse alimento foi testado na Universidade de Manchester, na Inglaterra, e se mostrou um aliado da juventude do tecido. Os pesquisadores acrescentaram 55 gramas — a quantidade que consumimos em uma boa macarronada — à dieta diária de mulheres com cerca de 30 anos de idade. Os resultados foram animadores: uma substância do tomate, o licopeno, reduziu a ação dos raios UVA, principais responsáveis pelo fotoenvelhecimento.

09/02/2011

Como eliminar a celulite?

Celulite
Pode-se descrever a celulite como bolsas de gordura acumuladas por baixo da pele causando covas nas ancas, coxas, nádegas e abdômen.
A celulite é caracterizada pelo aparecimento de ondulações da pele, dando a ela um aspecto de casca de laranja. É uma degeneração do tecido gorduroso com deficiência de circulação. A gordura localizada é uma predisposição individual ao acúmulo de gorduras.
As “covinhas” da celulite ocorrem devido à saliência da gordura hipodérmica na pele. Em mulheres, o tecido adiposo da hipoderme deposita-se em grandes feixes verticais. Esses feixes são separados por septos fibrosos perpendiculares à superfície da pele, formando assim câmaras verticais. Esses septos, portanto, separam as células gordurosas em grupos e são formados por fibras que ligam a pele à musculatura localizada abaixo da hipoderme.
A celulite é um problema estético que incomoda muito e acaba com a auto-estima de qualquer mulher. Ocorre em 90% das mulheres logo após a adolescência e raramente acontece nos homens. Ao contrário do que se diz, a celulite não está relacionada com a obesidade. Aparece em pessoas obesas, normais e magras.
A celulite é causada pelo aumento do tecido gorduroso sob a pele. Este processo acarreta alterações na micro-circulação e conseqüente aumento do tecido fibroso.

O que pode causar a celulite?

  1. Hereditariedade;
  2. Problemas circulatórios. Quando o sangue não flui bem, a drenagem das toxinas fica prejudicada e isso deixa o líquido que fica entre as células mais viscoso;
  3. Alterações Hormonais.Níveis de estrogênio (hormônio feminino) muito altos provocam disfunções no metabolismo que podem criar ou agravar a celulite. A pílula anticoncepcional também pode desencadear o problema, pois adiciona mais uma dose de hormônios circulando em seu organismo;
  4. Também é importante analisar seu estilo de vida. A má alimentação, o sedentarismo, a tensão emocional e o excesso de toxinas no organismo contribuem para o aparecimento da celulite.

Como Tratar a Celulite?

Escolha a  base perfeita
Para ter uma melhor motivação, antes de iniciar o tratamento, visualize seu corpo, exatamente como você gostaria que fosse.
Além de praticar atividade física, utilizar esfoliantes, cremes apropriados e tratamentos estéticos. É indispensável também uma alimentação saudável.
Através de uma alimentação balanceada você pode prevenir e potencializar os tratamentos para eliminação da celulite.
Para início, é recomendada uma desintoxicação no organismo. Depois disso, o essencial é adquirir hábitos alimentares saudáveis.
  • Beba muita água, pois estimulará o bom funcionamento dos rins e do sistema linfático, eliminando as toxinas e líquidos acumulados.
  • Inclua fibras na alimentação. Elas reduzem a fome e fazem o intestino funcionar, ajudando a limpar o organismo.
  • Evite o sal, doces, gorduras, frituras, refrigerantes, café e todos os alimentos que sobrecarregam o organismo com toxinas.
  • Diminua a quantidade de carboidratos e substitua as versões dos alimentos, dos comuns pelos integrais.
  • Evite comer alimentos pesados à noite, principalmente carboidratos. Como neste período diminuímos o ritmo biológico, gastamos menos calorias e, por conseqüência, os excessos viram depósitos de gordura imediatamente.
  • Evite os alimentos enlatados, pois a maior parte deles contém muitos conservantes.

Dicas de Cremes para Celulite

Os cremes sozinhos dificilmente dão um resultado satisfatório, mas se acompanhado de uma boa alimentação e exercícios físicos eles podem ajudar muito no tratamento.
Escolha a  base perfeita

 

 

07/02/2011

Dicas para ter cabelos bonitos

Dicas para ter cabelos bonitosOs cabelos são parte do nosso corpo que fica cada vez mais em evidencia e por isso sofrem mais danos que as outras partes, isso acontece por N motivo, sol, praia, piscina, e você tem que manter o controle sobre eles para que assim você não os tenha “rebeldes”.

Mas, como fazer para que esse controle sobre seus cabelos? É muito simples, basta que você siga as dicas abaixo:

Sempre use xampu indicado para o seu tipo de cabelo, se ele é oleoso, seco, tingido, misto, entre outras variedades.

Não use xampu em excesso, isso pode causar um enfraquecimento da raiz e caspas, o correto é que você coloque uma pouca quantidade nas mãos, e espalhe na mesma, depois sim aplique no couro cabeludo e cabelo, COM OS DEDOS, nunca com as unhas.

Nunca tome banho na água quente, dê preferência para a água morna ou fria, se possível a ultima enxaguada na fria, ela fecha as cutículas, devolvendo o brilho natural do seu cabelo.

Evite ficar passando a mão nos cabelos toda hora, principalmente nos oleosos.

Faça hidratação intensiva semanalmente ou de 15 em 15 dias.
Mude seu visual com o produto certo para os cabelos
Os novos produtos para cabelos, conhecidos como "styling", podem realizar os desejos das mulheres de fazer cachos em cabelos muito lisos, dar volume à raiz dos cabelos ou fazer desaparecer uma curva rebelde, basta escolher a "arma" adequada para cada ocasião.
O mercado está cada vez mais diversificado e faz falta saber um pouco sobre cada um destes cosméticos capilares criadores de estilo. Há duas regras para que você possa cumprir corretamente sua missão: não aplicar mais de um desses produtos ao mesmo tempo e não colocar quantidade maior do que a necessária.
Além disso, para que você não se perca no imenso mercado de produtos de estilo que há atualmente, é melhor que você consulte antes um cabeleireiro ou mesmo um dermatologista para que ele lhe oriente sobre a textura mais indicada para seus cabelos e que produto é mais recomendável para que você consiga o efeito que deseja.
A cosmética "Styling" se divide basicamente em espumas, gel, ceras e sprays fixadores:

  • Espumas: Muito úteis quando se quer fixar qualquer penteado ou lhes dar mais volume. Também são muito bons para conseguir ondas de todos os tipos. Devem ser aplicadas sobre os cabelos molhados. Existem várias intensidades: os cabelos frágeis e mais ralos precisam da mais intensa.















  • Gel: Estruturam mecha a mecha e podem dar a sensação visual de cabelo molhado durante horas e define os cortes assimétricos. Há modelos para todos os gostos e trabalhos.















  • Ceras: São aplicadas sobre o cabelo seco e em pouca quantidade, porque podem "empastelar" os cabelos e deixá-los sem brilho. Aplica-se para dar corpo, volume e forma a todo tipo de cabelo.
















  • Sprays: Servem para fixar o penteado e dar volume a raízes e pontas, usado sempre em cabelos secos. Os sprays de última geração são muito potentes, mas podem ser eliminados na primeira vez em que se pentear os cabelos sem deixar resíduos. Também dão mais brilho aos cabelos e fazem com que ele se mantenha no lugar por mais tempo.
    Confira todas as novidades e dicas sobre cabelos















  •  

    04/02/2011

    Receitas Caseiras para Pele

    Resenha enviada por Érica Galvão


    Esfoliação das Mãos

    Receitas Caseiras para Pele
     Uma dica facílima e barata: pegue uma colher de sopa de pó de café e misture com uma pequena quantidade do sabonete líquido de sua preferência e água. Se for alérgica, escolha a versão neutra.
    Esfregue as mãos como se estivesse lavando normalmente, por uns cinco a dez minutos. Enxágue. Pronto, suas mãos ganharão um aspecto liso e macio. Em tempo: a receita serve também para retirar o cheiro de cebola ou alho.

    Como Disfarçar as Olheiras

    Receitas Caseiras para Pele
    Acordou num dia ruim? Então disfarce as olheiras da seguinte forma: antes de começar o make, coloque um creme para a área dos olhos no congelador por cerca de 10 minutos e depois aplique na área afetada. Além de refrescar, tira o inchaço e faz com que o corretivo ganhe um efeito mais uniforme.
    Compre chocolate marrom, que é rico em vitamina K e auxilia a descongestionar essa área retirando a cor arroxeada. Derreta uma pequena porção e aplique, ainda morninho. Deixe esfriar, aguarde dez minutos e lave com água abundante.

     Axilias sem Manchas

    Receitas Caseiras para Pele
     Nada mais antiestético que axilas escuras, não é mesmo? Para solucionar o problema de vez, passe um pouco de água oxigenada no local e deixe agir por três a cinco minutos. Depois lave com muita água e durma com a pele bem limpinha. De manhã, faça uma leve esfoliação com fubá e sabonete, enxágue bem e aplique seu desodorante habitual.
    Repita o procedimento durante 20 a 30 dias seguidos. Só tome cuidado para não esfoliar demais a pele, pois o efeito pode acabar sendo o contrário: em vez de clarear, a axila escurece.

    Como fazer um Primer Caseiro

    Receitas Caseiras para Pele
    Primer é um fluido que prepara a pele para receber a maquiagem. Ele ajuda fixar a maquiagem e elimina oleosidade. Você pode utilizar um reparador de pontas ou silicone de cabelo.
    Se a intenção é fixar melhor a sombra, passe uma leve camada de silicone de cabelo na pálpebra e aplique o produto. Mas esse artifício só é indicado para pessoas que não tenham oleosidade na área dos olhos e no rosto.

    Esfoliação + Hidratação para o Corpo

    Receitas Caseiras para Pele
     Você vai precisar de duas colheres de sopa de aveia, uma colher de sopa de mel e uma de sobremesa de açúcar. Pode acrescentar também uma colher de creme hidratante para o corpo. Deixe a aveia descansar no mel por 10 minutos e depois acrescente o açúcar.
    Faça massagem com a mistura em movimentos circulares. A receita pode ser utilizada em todo o corpo.
    Você pode fazer a massagem durante o banho ou antes de entrar no banho.

     

    03/02/2011

    Melora C Contorno dos Olhos FPS 15

     Melora C Contorno dos Olhos FPS 15
    A área dos olhos é uma área muito sensível e por isso merece cuidados especiais. Quando passamos protetor no rosto dificilmente passamos na área dos olhos, pois o produto pode entrar em contato com os olhos e ocorrer ardência. O ideal é usar um protetor específico para área dos olhos e é isso que a melora c oferece, um produto que cuida das rugas e linhas de expressão e ao mesmo tempo protege das agressões do sol.

    O melora C tem ação antioxidante e hidratante especialmente formulado para a área dos olhos, além de cuidar diariamente do envelhecimento e foto envelhecimento cutâneo leve a moderado. Contém 2% de Vitamina C na forma patenteada estabilizada de Sódio Ascorbil Fosfato, Vitamina E e agentes hidratantes. O produto é encontrado em farmácias e o preço médio é R$ 122,00

    Mãos de arco-íris

    Coleções de esmalte em cores vibrantes ou mais sutis fazem o verão 2011 ficar pra lá de colorido

    Texto: Raquel Ayres | Fotos: Pedro Vilela


    São apenas 8 ml, mas estas pequenas e divertidas porções tornaram-se febre a partir de 2009, quando a Chanel lançou o cobiçado vidrinho que foi parar até em sites de leilão por nada módicos 100 dólares. Desde que o esmalte Jade cobriu as unhas femininas, este cosmético transformou-se em ponto alto do look e as mãos da mulherada nunca mais foram as mesmas. Para o verão 2011, as marcas prometem lançamentos que vão dos tons pastéis até tonalidades fortes.
    Os tradicionais clarinhos e misturinhas, preferência nacional na estação do sol pela aparência de limpeza que denotam, perderam a majestade para os azuis celestes e jeans, verde água e rosa texturizado. Também não faltam novidades nas cartelas dos florais; a Impala acaba de lançar os vermelhos abertos Buquê e Maria Cereja. Rosas não saem de cena, chegam vibrantes. “O calor traz cores românticas, mas alaranjados e amarelos continuarão nas unhas do verão”, afirma a empresária Luciana dos Reis Veloso, do salão Luluzinha Beauty Lounge, que foi buscar nos espaços de beleza de Beverly Hills o conceito de spa para pés e mãos que disponibiliza para as clientes. Com freqüência Luciana viaja para trazer esmaltes importados para as clientes e, segundo ela, marcas como Chanel, Dior e Givenchy,  que custam em média 100 reais o vidrinho, sempre apostaram, também em foscos e metalizados, mas esta mania gringa não pegou tanto por aqui nas estações passadas e não será hit no verão. 

    Rasteirinha, Musa, Picolé e Biquíni: boninas, nude e azul esverdeado com nomes que remetem aos símbolos do verão são as propostas da coleção Color Trend Delicinhas da Estação, da Avon. Nada mal para dar aquele up nas mãos e fazer o devido contraste com shorts e vestidos soltinhos. Sejam marcas nacionais ou importadas, uma coisa é fato: nada de transparência e sim cremosidade. “As unhas coloridas se transformaram em acessórios essenciais e as mulheres passaram a ousar mais e a trocar as cores dos esmaltes mais regularmente. Além da moda, a personalidade e o estado de espírito podem determinar as cores das unhas”, diz a diretora executiva de marketing da Risqué, Mel Girão. O fato destes pequenos prazeres custarem de 2,50 a  3 reais  favorece que a consumidora adquira mais cores e mude constantemente as tonalidades de acordo com os eventos ou estado de espírito.
    O hábito das unhas multicoloridas e o fato dos esmaltes terem ganhado status de item de moda trouxeram o crescimento expressivo para este mercado, afirma Mel. E resultaram numa coleção assinada pelo estilista Reinaldo Lourenço. Cores inspiradas nos anos 60: Cigarrete, a calça que Brigite Bardot usava, nomeia o esmalte azul celeste, e Twiggy cobre de coral as unhas das garotas. 
    Muitas cores: verão traz cartela de opções variadas
    Muitas cores: verão traz cartela de opções variadas .Em meio a tantas opções, não há regras, mas certas dicas vão bem: nada de combinar cor de roupa e esmalte, hein? O interessante é harmonizar. Unhas curtas funcionam bem com esmaltes pretos e escuros, as compridas já não estão em alta. Cores berrantes vão bem em adolescentes. E para aquelas que estão entre os 30 e 40 o leque está totalmente aberto. Para senhoras sempre os esmaltes vermelhos e vinhos dramáticos são sempre elegantes. Sem nenhum exagero, é colocar mãos à obra e curtir, em cores de arco-íris, o verão.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário