Variedades



2011 
 
 
Ano do Coelho
Ao contrário do período anterior (Tigre, época cheia de mudanças), o ano do Coelho é marcado pela tranquilidade, ou seja, a sensação de mudança no ar passou. As reformas sociais e políticas já foram realizadas e as pessoas estão exaustas, por se consumirem no fogo do ano anterior.


O momento é de valorizar o belo, a arte, a música, a poesia, a pintura e todas as outras formas de manifestação artística. Encontre um tempo em sua vida para viver pequenos prazeres: a companhia de amigos, a boa mesa, uma boa música, o calor humano. O ano propicia o convívio mais frequente com amigos e pessoas próximas. O período é perfeito também para adotar um hobby e desenvolver dons artísticos. Aproveite, a fase pode ajudá-lo a suplantar as primeiras dificuldades.
O Coelho favorece a justiça, a igualdade social, a lei e os juízes. É o momento perfeito para uma reforma no judiciário. As atividades ilícitas da mesma forma são prejudicadas pelo ano e não permanecerão impunes nem passarão despercebidas.
________________________________________________________

Escolas fazem ajustes para voltar à Sapucaí no Desfile das Campeãs

Três carros do Salgueiro foram alterados para o desfile deste sábado (12).
A Unidos da Tijuca teve que refazer esculturas do carro Avatar.

As seis escolas vencedoras do Grupo Especial do carnaval carioca deste ano terminam os últimos retoques para voltar à Avenida neste sábado (12), para o Desfile das Campeãs. Imperatriz, Salgueiro, Vila Isabel, Mangueira, Unidos da Tijuca e Beija-Flor prometem mais um belo desfile.
As alegorias já estão saindo dos barracões. Três carros do Salgueiro passaram por mudanças. Partes que eram acopladas às laterais foram retiradas para facilitar a entrada das alegorias na Avenida e evitar o atraso que prejudicou a escola no domingo (7). “Vai ser muito bacana esse sábado das campeãs como resultado dessa superação. Da gente poder mostrar na Avenida de novo todo esse trabalho que a gente levou no dia oficial, mas que não deu certo por um problema técnico”, disse Paulinho Barros, integrante da comissão de carnaval do Salgueiro, bastante animado.
A vice-campeã, Unidos da Tijuca, sofreu alguns prejuízos na dispersão. Esculturas do carro do Avatar foram arrancadas e tiveram de ser refeitas no barracão da escola, que promete repetir um belo espetáculo no sábado.
Rei voltará a desfilar no sábado Os carros da Vila Isabel também precisaram de consertos. Mas Gisele Bündchen, destaque do último carro, não vai desfilar com as campeãs. A escola ainda não definiu quem virá no lugar da modelo.
A Imperatriz também não terá o intérprete Dominguinhos, que passou mal na Avenida e foi internado na quinta-feira (10) para um tratamento no coração. Já Beth Carvalho voltará a brilhar na Mangueira, que vai repetir a paradinha que arrebatou o Sambódromo.
E na Beija-Flor, nada vai mudar. O cantor Roberto Carlos, homenageado pelo enredo da escola de Nilópolis, promete emocionar mais uma vez o público na Sapucaí.
Ingressos esgotados A preparação para o Desfile das Campeãs não envolve apenas os retoques nas alegorias. A comissão de frente da vitoriosa Beija-Flor, comandada por Carlinhos de Jesus, e que conta com a presença da atriz Claudia Raia, fez uma reunião na tarde desta sexta-feira (11), na Cidade do Samba. “A gente quer chegar aos 100% que foi o que a gente ensaiou. E é isso que vocês vão ver”, afirmou a musa.
O Desfile das Campeãs está marcado para as 21h, mas a partir da 19h já haverá desfile da escola Embaixadores da Alegria, que reúne portadores de necessidades especiais. Segundo a Liesa, os ingressos já estão esgotados.
11/03/2011

Escolas campeãs de São Paulo desfilam nesta sexta-feira

Foliões poderão conferir as cinco campeãs do grupo especial e duas do acesso

Julia Chequer/R7
Julia Chequer/R7
A apresentadora Ana Hickmann comemora o título da Vai-Vai. Ela é madrinha da escola

As escolas campeãs do grupo especial e do grupo de acesso do Carnaval paulista de 2011 realizam seus desfiles de comemoração nesta sexta-feira (11). Os foliões poderão conferir mais uma vez o desfile da Vai-Vai, campeã do grupo especial, e da Dragões da Real, campeã do grupo de acesso. Cada desfile tem duração de 50 a 60 minutos. As duas escolas serão acompanhadas por Acadêmicos do Tucuruvi, Unidos de Vila Maria, Mancha Verde e Gaviões da Fiel - segunda, terceira, quarta e quinta colocadas do grupo especial -, além da Camisa Verde e Branco, vice-campeã do grupo de acesso. A ordem do desfile foi alterada para evitar que a torcida da Gaviões da Fiel e  a torcida da Mancha Verde se encontrem.
Os ingressos começaram a ser vendidos na quarta-feira (9) e ainda podem ser adquiridos pelo site da Ingresso Rápido.
Os desfiles no Sambódromo do Anhembi, na zona norte da capital, começam a partir das 22h.
Veja abaixo a ordem dos desfiles da sexta-feira:
22h – Dragões da Real – campeão do grupo de acesso
23h – Camisa Verde e Branco – vice-campeã do grupo de acesso
0h – Gaviões da Fiel – 5ª colocada do grupo especial
1h – Unidos de Vila Maria – 3ª colocada do grupo especial
2h – Acadêmicos do Tucuruvi – vice-campeã do grupo especial
3h – Mancha Verde – 4ª colocada do grupo especial
4h – Vai-Vai – campeã do grupo especial

Vitória da Vai-Vai
Após uma disputa nota a nota com Unidos de Vila Maria e a Acadêmicos do Tucuruvi, a Vai-Vai venceu as duas escolas com 269,50 pontos.
A agremiação foi a penúltima a se apresentar na madrugada da sexta-feira (4) para o sábado (5), com o samba-enredo A música venceu, em homenagem ao maestro José Carlos Martins. Como em uma composição erudita, a escola dividiu seu desfile em seis "movimentos": abertura "presto", 1º movimento "alegro", 2º movimento "andante", 3º movimento "adágio", intermezzo e 4º movimento "largo" ou "gran finale". A música clássica, porém, foi apenas o tema para a escola ressaltar o samba, numa mistura de estilos tipicamente brasileira.
A Acadêmicos do Tucuruvi foi a terceira escola a se apresentar na primeira noite de desfiles em São Paulo. Ela levou para o Sambódromo o samba-enredo Oxente, o Que Seria da Gente Sem Essa Gente? São Paulo: A Capital do Nordeste!, composição dos sambistas Vaguinho, Edu Leão, Doutor, Rigolon e André União. A escola reservou espaço no Carnaval 2011 para mostrar ao público a cultura nordestina, como as danças, a música, a culinária e o artesanato da região.
Já a Unidos de Vila Maria foi a quarta a se apresentar no segundo dia de desfiles na avenida. O samba-enredo Teatro Amazonas, Manaus em Cena contou a história da casa de espetáculos da capital amazonense. A comissão de frente da escola fez uma homenagem ao dramaturgo francês Mollière. Os integrantes empurraram um arco pela avenida, representando as cortinas do teatro.
O casal de mestre-sala e porta bandeira Wendel e Ana representou a época do ciclo da borracha no Amazonas. A riqueza vinda do ciclo possibilitou a construção do teatro.
A Tucuruvi e a Vila Maria terminaram a apuração com 269,25 pontos cada.
No grupo de acesso, a campeã Dragões da Real foi a última escola a desfilar na noite de domingo (6), com o samba-enredo A Felicidade se Conta em Contos. Fundada no ano 2000, essa é a primeira vez que a escola sobe para a elite do Carnaval paulistano. Com isso, a disputa entre times de futebol cresceu na folia, já que a escola é ligada à torcida do time do São Paulo.
A Camisa Verde e Branco foi a quinta escola a se apresentar na avenida no último domingo. O carnavalesco Armando Barbosa comandou 1.760 componentes e 18 alas e levou para o Anhembi o enredo Paulista Viva, Veste a Camisa. A Mais Paulista das Avenidas.
Dicas aos foliões
Para ir ao Sambódromo do Anhembi de ônibus, os foliões que querem ficar nos setores mais próximos à dispersão podem utilizar as linhas que seguem pela avenida Brás Leme vindas da ponte da Casa Verde. O ponto de parada mais próximo ao local fica depois da ponte. Lá, param 14 linhas.

- 138Y Metrô Barra Funda /Casa Verde Alta

- 148P Lapa/Jardim Per
- 1732 Metrô Santa Cecília/Vila Sabrina
- 175P Ana Rosa/Edu Chaves
- 177H Butantã USP/Metrô Santana
- 177P Butantã USP/Metrô Santana
- 177Y Pinheiros/Casa Verde
- 178L Hospital das Clínicas/Lauzane Paulista
- 967A Pinheiros/Imirim
- 8538 Praça do Correio/Freguesia do Ó
- 9166 Praça do Correio/Jardim Santa Cruz
- 9301 Paissandu/Terminal Casa Verde
- 9352 Terminal Correio/Pedra Branca
- 9354 Terminal Correio/Nossa Senhora de Fátima

Já os que curtirão os desfiles nos setores mais próximos da concentração podem usar as linhas que circulam pela avenida Santos Dumont, entre a ponte das Bandeiras e a rua Santa Eulália. Nesse trecho, está a avenida Olavo Fontoura, que estará interditada. São pelo menos oito linhas que passam por lá.


- 106A Itaim Bibi/Metrô Santana

- 107P Pinheiros/Mandaqui
- 1156 Praça do Correio/Vila Sabrina
- 1301 Praça do Correio/Terminal Casa Verde
- 1428 Praça do Correio/Lauzane Paulista
- 175T Metrô Jabaquara/Metrô Santana
- 701U Butantã USP/Jaçanã
- 1177 Estação da Luz/Terminal A. E. Carvalho

 

 

10/03/2011

 

 

 

Maracatus rurais resgatam tradição em Pernambuco

Blocos contam como era o Brasil na visão dos escravos


O som dos apitos e chocalhos pede passagem para uma tradição que vem das senzalas, do tempo do império. É o encontro dos maracatus rurais, na cidade de Nazaré da Mata, em Pernambuco.
Os 36 grupos da cidade, que fica a 90 km do Recife, se encontram na praça central da cidade.
O maracatu surgiu no século 19 nas senzalas do Brasil. As fantasias e os personagens ajudam a mostrar como era o país na visão dos escravos.



Jornal inglês brinca com foto de beijo de Hebe em Jude Law

Imagem teve destaque na versão britânica do periódico Metro

Reprodução/MetroUK
Reprodução/MetroUK
Nesta terça-feira (8), o jornal inglês Metro faz uma brincadeira com o beijo de Law e Hebe e pergunta: 'Então, Jude, como você está lidando com a separação [de Sienna Miller]?'

Não foi só no Brasil que a foto do momento em que Hebe Camargo tasca um beijo no galã hollywoodiano Jude Law em um camarote do carnaval carioca ganhou destaque.
Nesta terça-feira (8), a imagem estampa meia página do jornal inglês Metro, que aproveita para fazer brincadeira com o selinho logo na chamada, dizendo: "Então, Jude, como você está lidando com a separação?".
Dois meses antes de vir ao Brasil, para conferir os desfiles das escolas de samba na Sapucaí, Law terminou o noivado com a atriz Sienna Miller.

O ex-casal, que vivia um namoro conturbado, estava preparando a cerimônia de casamento pouco antes do rompimento.
Segundo o jornal britânico, Law - que já deixou o Brasil - parecia ter se livrado de um peso em suas costas durante sua passagem pelo Rio de Janeiro e estava sorridente e até "tascou um beijo nos lábios da apresentadora de TV brasileira".

A reportagem termina citando a visita de outra celebridade internacional à Sapucaí, Pamela Anderson.

São Paulo  


Vai-Vai é a grande campeã do Carnaval de São Paulo

 

 

Unidos do Peruche e Nenê de Vila Matilde são rebaixadas

Edson Lopes Jr/R7
Edson Lopes Jr/R7
Torcida comemora 14º título da Vai-Vai na quadra da escola, na região central de São Paulo
Veja fotos da festa da Vai-Vai


Confira Também

Com o samba-enredo em homenagem ao pianista e maestro João Carlos Martins, a Vai-Vai, recordista em títulos do Carnaval paulistano, conquistou sua 14ª vitória na tarde desta terça-feira (8). A escola é a grande campeã do Carnaval de São Paulo 2011.
O título foi comemorado já no Sambódromo do Anhembi, na zona norte, com muita emoção. Com a vitória garantida antes mesmo da conclusão das notas do quesito comissão de frente, o presidente da escola Darly Silva, o Neguitão, dedicou o prêmio a João Carlos Martins e, como na letra do samba, afirmou que "a música sempre vence".
Veja fotos da festa da Vai-Vai
A tradicional escola do Bixiga, na região central de São Paulo, conquistou o título numa disputa apertada em que ficou com 269,50 pontos, contra 269,25 da Acadêmicos do Tucuruvi, agremiação da na zona norte. A Unidos de Peruche e a Nenê de Vila Matilde receberam as menores pontuações e desceram para o grupo de acesso.
Relembre como foi o desfile da campeã

A Vai-Vai foi a penúltima escola a percorrer a avenida do Anhembi na primeira noite de desfiles do grupo especial. Mesmo com o dia já tendo raiado, o desfile emocionou o público. Entre os famosos que participaram da festa da Vai-Vai estavam a apresentadora do programada Tudo e Possível, da Rede Record, Ana Hickmann, a cantora Maria Rita e o próprio maestro.
Após saber da vitória da escola, Hickmann foi até a quadra da Vai-Vai comemorar o título. Ela disse ao R7 que deseja estar no desfile das campeãs "nem que seja em cima de um carro, para não forçar muito a perna". Isso porque, na madrugada desta terça-feira (8), a apresentadora levou um tombo na Sapucaí, no Rio de Janeiro, enquanto desfilava pela Grande Rio.
Já Maria Rita contou que está feliz da vida com o troféu. Emocionada, ela disse que pode até “varrer o chão da Vai-Vai” para continuar junto da agremiação no próximo ano.
Quadra
Desde o início da apuração, a quadra da escola - no centro de São Paulo - estava lotada. O clima era de vitória desde o início. A torcida vibrava a cada nota 10 e e praguejava a cada nota baixa.
Entre a torcida estava a mulher do maestro, Carmem Silvia Válio. Após o resultado, muito emocionada e em lágrimas, ela ligou para o maestro, que está nos Estados Unidos. Mesmo com o barulho da festa, ele disse que ouviu o choro do marido. Carmen disse que, em setembro, a Vai-Vai irá participar com Martins de dois shows nos Estados Unidos, um no Lincoln Center.
- A bateria [da Vai-Vai] vai toda com ele. É a primeira vez que uma bateria participa de um show de orquestra nos Estados Unidos no Lincoln Center. A  vitoria aconteceu porque é muito amor das pessoas da comunidade [sic].
Carmen não desfilou este ano, mas assistiu a festa da Vai-Vai no sambódromo perto da bateria.
- Estou com uma hérnia na coluna e preferi não desfilar para a escola não perder pontos, caso acontecesse algo comigo na avenida. Mas vou desfilar no domingo porque não conta mais pontos.
Após o resultado da apuração, milhares de pessoas saíram às ruas da Bela Vista para comemorar o título.



Rio de Janeiro  


Internautas elegem Íris Stefanelli a musa do 2º dia de desfiles no Rio

Viviane Araújo fez bom duelo e ficou na segunda colocação

AgNews
AgNews
Íris Stefanelli sambou como destaque de chão da quarta escola a passar pela Marquês de Sapucaí

 

A apresentadora Íris Stefanelli, que desfilou pela Grande Rio, foi eleita a musa do segundo dia de desfiles no Rio pelos internautas do R7. Ela ficou com 30,2 % dos votos, desbancando a salgueirense Viviane Araújo, com 25,5 %. A briga foi boa e decidida nos últimos instantes.
A terceira colocação ficou a atriz Claudia Raia, que desfilou pela Beija-Flor e levou 14 % dos votos. Ela foi seguida de perto por Ana Hickmann. A apresentadora, que figurou na Grande Rio, recebeu 10% dos votos.
A lista de beldades ainda contava com outras fortes concorrentes, como Mirella Santos (Grande Rio), Cris Viana (Grande Rio), Ellen Roche (Porto da Pedra), Valesca Popozuda (Salgueiro), Carol Castro (Salgueiro), Priscila Pires (Salgueiro), Nívea Stelman (Grande Rio) e Antônia Fontenelle (Grande Rio).

05/03/2011

Carnaval no Brasil

 O GALO DA MADRUGADA HOMENAGEIA ÁFRICA

_________________

RIO DE JANEIRO 

I.

Noite de sexta-feira é das crianças

Escolas mirins têm seu dia de Sapucaí


Gabriela Pacheco / R7
 
O amor pelo samba não tem idade para começar, pelo menos é o que as 17 escolas mirins que desfilaram na Sapucaí nesta sexta-feira (4). As agremiações, formadas por crianças e adolescentes de cinco a 18 anos de idade, têm entre 17h e meia-noite para desfilar, pois o Juizado de Menores determinou tempo máximo para resguardar os pequenos sambistas.
Letícia Castro, de 14 anos, é uma das passistas da Infantes do Lins e sonha em ser rainha de bateria.
- Aprendi a sambar sozinha. Só quem desfila sabe qual é a emoção. Carnaval é tudo.
As escolas mirins são em alguns casos filhas de escolas maiores, que participam do grupo especial. Janete Lunes pertence à velha guarda da Aprendizes da Salgueiro  e é uma das diretoras de alas da vermelho e branco.
- O bom para as crianças é que para participar do desfile elas precisam ter bom rendimento escolar, pois cobramos os seus boletins.  
Varderley de Marques da Cruz é da velha guarda da Estácio e acompanhou seus netos no desfile.
- Esta é a nova geração da Estácio. Eles têm que mostrar disciplina fora e dentro do colégio para comparecer ao sambódromo.

Ana Paula Lopes Reis levou suas duas filhas, Agatha, de 10 anos, e Mayara, de 2 anos, para fazer parte da festa na avenida.

- Esse ano a Mayara ainda não desfila. Acho importante verem de perto o Carnaval pois é uma diversão. Eu também desfilava.
A apresentação só vai até o recuo da bateria para não cansar as crianças.   
paula souza - escola mirin
Paula Souza, de 16 anos, prestes a desfilar pela segunda vez no sambódromo , tentava se concentrar na coreografia.  
- Estou um pouquinho nervosa, mas adora a alegria do público.

___________________________

II.

Escolas do grupo de acesso A desfilam com o sonho de subir para o Especial

As 11 escolas se apresentam a partir das 20h15 na Marques de Sapucaí

Monique Cardone
Divulgação


Caprichosos de Pilares é a última escola a entrar na avenida com o enredo Gente Humilde

 
Com o sonho em comum de integrar a elite do Carnaval em 2012, as 11 escolas de samba do grupo de acesso A do Rio de Janeiro entram na Marques de Sapucaí neste sábado (5) a partir das 20h15. As agremiações apostam na criatividade e na paixão das comunidades para conquistar os jurados e levantar o público na avenida.
Para abrir os desfiles do acesso, a Alegria da Zona Sul, campeã do grupo de acesso B em 2010, apresenta o enredo Os doze obás de Xangô. Mesmo depois de um incêndio que atingiu parte do barracão no início do mês de fevereiro, a escola promete desfilar completa, com todas as alegorias.
Em seguida, a Renascer de Jacarepaguá leva para a avenida o enredo As águas de março, que vai falar sobre as oito cidades do Circuito das Águas (Águas de Lindóia, Amparo, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro). A cultura de cada um desses lugares será representada por índios com asas logo no abre-alas.
Após descer para o Grupo de Acesso em 2010, a terceira a entrar na Sapucaí é a Unidos do Viradouro, uma das favoritas a voltar para o grupo Especial. Ela aposta na comunicação para dar a volta por cima. O enredo Quem sou eu sem você? vai inovar e transmitir a mensagem com o propósito de unir as pessoas. O carnavalesco, Jack Vasconcelos, contou que as alegorias são totalmente novas, sem reaproveitamento de material de carnavais anteriores.
Com o enredo Paz e Amor, O sonho não acabou!, a Acadêmicos de Santa Cruz será a quarta escola a desfilar no sábado de carnaval. A grande pomba da paz, que vai movimentar as asas, será o destaque do último carro alegórico.
Já a Império da Tijuca, conta O mundo em Carnaval – Um olhar sobre a cultura dos povos com a intenção de ressaltar fatos históricos que tenham marcado a vida e a memória do povo. Para a escola, o Carnaval é um dos eventos que se realiza em quase todos os cantos do planeta, com maior divulgação e participação popular.
Enquanto umas escolas fazem homenagens genéricas, outras são mais específicas. Com o enredo De Guarulhos para o palco da folia, sonhos, irreverência e alegria. Mamonas para sempre!, é na banda Mamonas Assassinas, sucesso nos anos 90, que a Inocentes de Belford Roxo deposita suas forças para ser a campeã. A escola quer empolgar os torcedores com emoção, musicalidade, sonhos e a irreverência dos meninos de Guarulhos. Um dos destaques vai ficar por conta da fantasia da bateria, que representará o personagem Robocop Gay.
A escola Acadêmicos do Cubango, sétima a desfilar, entra na avenida com o tema A emoção está no ar! e tem a missão de mostrar para as pessoas como os momentos de descontração e relaxamento são cada vez mais necessários diante da correria cotidiana. A comissão de frente representará as boas e más emoções e o casal de mestre-sala e porta-bandeira será o Amor e a Felicidade.
A Estácio de Sá pretende voltar ao grupo Especial do Carnaval com o enredo Rosas. O tema remete aos carnavais passados apresentados na Marquês de Sapucaí. O desfile vai lembrar os Ranchos Carnavalescos, o folclore baiano, a Índia e o episódio da bomba de Iroshima.
Outra escola que vai ressuscitar um fenômeno musical é a Império Serrano. A agremiação, que possui 64 anos, pretende embalar o público com o enredo A benção Vinícius. A escola vai cantar as obras do poeta ao longo do desfile.
Rocinha! Estou vidrado em você é o enredo da Acadêmicos da Rocinha, que aposta na história do vidro. A escola da zona sul carioca promete levantar o público com 2.200 componentes, cinco carros alegóricos, sendo dois acoplados e um tripé com efeito de Parintins na comissão de frente e 100% das alas doadas à comunidade.
A última escola a desfilar pelo Grupo de Acesso é a Caprichosos de Pilares, que vai homenagear a população do subúrbio do Rio com o enredo Gente Humilde.  Na passarela do samba, a agremiação contará a história de pessoas que vivem em um lugar muitas vezes esquecido, mas não perdem a fé e a esperança de dias melhores.
As escolas, que são compostas por no mínimo 1.200 componentes, 40 baianas, 130 ritmistas, e de três a cinco carros alegóricos, têm entre 50 e 58 minutos para convencer os jurados que suas apresentações merecem nota 10.
O não cumprimento dessas regras pode ocasionar na penalização de 0,5 ponto para cada infração e distanciar as escolas do sonho de ser campeã. Segundo o regulamento, a primeira colocada sobe para o grupo Especial. Já as duas últimas colocadas serão rebaixadas para o grupo de acesso B.
____________________________________________________________

BAHIA

Segunda noite da folia baiana tem Ivete e Claudia coladinhas

Miguel Arcanjo PradoDivulgação e AgNewsClaudia Leitte e Ivete Sangalo brilharam na segunda noite do Carnaval de Salvador



A noite de sexta-feira (4), segundo dia do Carnaval de Salvador, começou com as duas maiores musas da festa coladinhas no circuito Dodô, no trajeto Barra-Ondina.

Primeiro foi a vez de Ivete passar com seu trio, à frente do bloco Salvador. Logo em seguida, surgiu Claudinha, com o bloco Eu Vou. As duas apostaram em um figurino leve para estrearem na folia. 
Claudia Leitte arrasta multidão na Bahia

Ivete estreia dizendo que está seminua

O segundo dia também foi de destaque para o grupo LevaNóiz, dono do hit Liga da Justiça, um dos mais tocados na festa baiana. Cumprindo promessa feita a Gilberto Gil, o vocalista da banda, André Ramón, veio vestido de Super-Homem, mas com um detalhe: a fantasia nada mais era do que uma pintura em seu corpo.

Famosos, como sempre, deram as caras nos camarotes: de Ivete Sangalo, de Claudia Leitte, de Daniela Mercury e de Gilberto Gil, entre outros. Malvino Salvador voltou à festa ao lado da namorada Sophie Charlotte, no camarote de Daniela. No mesmo espaço, Victor Fasano também acompanhou a folia. A anfitriã fez aparição no seu espaço e confraternizou com seus foliões.

Já a atriz Marisa Orth deu as caras no camarote Expresso 2222, onde comentou que estava feliz em ser madrinha do bloco Mascarados. No espaço VIP, disse que estava com vontade de pular no meio do povo. Mas logo se controlou, é claro.

- Eu gostaria de pular na pipoca, mas não dá. Eu gosto do Carnaval. É uma boa vibração.

Daniela Mercury
Daniela surgiu em seu camarote acompanhada de bailarinas - Foto: Dilson Silva/AgNews
_______________________________________________________________________

Pernambuco

Carnaval pernambucano ganha pontapé inicial com a ajuda dos foliões

Antônio Carneiro/ AE
Antônio Carneiro/ AE
Foliã mostra que sabe tudo de frevo em meio às apresentações de famosos no Marco Zero
A folia em Recife, capital de Pernambuco, ganhou teve seu começo oficial na noite desta sexta-feira (2). O pontapé inicial foi dado com uma grande festa no Marco Zero da capital, também conhecido como Recife Antigo.
Os foliões pernambucanos, como não poderia deixar de ser, compareceram em peso às apresentações que seguiram madrugada adentro. Muitos deles surgiram caracterizados e prontos para dar um espetáculo à parte em meio aos shows de famosos promovidos pela prefeitura recifense.
A roqueira Pitty foi uma das estrelas que subiram no palco pernambucano no final da noite desta sexta. A cantora Marina Lima também fez uma apresentação para os foliões.
 __________________________________________________________
 
São Paulo

Vai-Vai leva Cafu à avenida para homenagear maestro


João Carlos Martins, o homenageado do desfile, diz estar muito emocionado

Julia Chequer/Do R7
Julia Chequer/Do R7
Cafu e o maestro João Carlos Martins, o grande homenageado da Vai-Vai

 

Penúltima escola a entrar na avenida na madrugada deste sábado (5), a Vai-Vai traz várias celebridadeao Sambódromo do Anhembi, na zona norte da capital paulista. O ex-jogador Cafu é uma delas. É a segunda vez que ele desfila pela escola.
- Eles deram o azar de ter me convidado, porque agora eu quero ficar. Adorei; vou a todos os ensaios. Mas o Carnaval é só hoje para mim, poque no domingo (6) embarco para a Rússia onde vou jogar o jogo das estrelas.
Com o samba-enredo A música venceu!, a escola faz uma homenagem à vida e à obra do pianista e maestro João Carlos Martins.
Presente no Sambódromo, Martins disse, ainda na concentração,estar muito emocionado com a homenagem.
- A emoção é incrivel, o coração está batendo muito forte. Ttenho medo de começar a chorar antes de primeira meia hora do desfile.
_______________________________________
Galo invade as ruas do Recife


O maior bloco do planeta arrasta multidão e marca o sábado no carnaval pernambucano

Maracatu e frevo embalam foliões nas ruas de Recife

Divulgação - Prefeitura de Recife
RECIFE - Milhares de foliões estão a postos para o carnaval de Recife. Na sexta, 500 batuqueiros de Maracatu vão às ruas sob a regência de Naná Vasconcelos. São 10 cortes de maracatus e 50 passistas na abertura do carnaval da cidade, que se espalha por oito polos apenas no centro. São esperada 220 mil pessoas por dia apenas no bairro do Recife. Cerca de 700 mil turistas participam do carnaval na cidade.
No sábado, o Galo da Madrugada, considerado o maior bloco de carnaval do mundo, puxa a festa. A concentração começa às 8h. Serão quase 10 horas de frevo. Este ano, o Galo faz seu 34º desfile e muda de itinerário. Sai a Rua da Concórdia e entra a Avenida Dantas Barreto, para aumentar a segurança dos participantes. A avenida teve ajuste na calçadas, para facilitar a curva dos trios, e as fiações elétricas foram removidas. A concentração continua no Forte das Cinco Pontas e a apoteose na Avenida Guararapes.
Fantasias e carros alegóricos estão prontos para o Sábado de Zé Pereira. Na noite de quinta começa a instalação do Galo Gigante, símbolo do clube de máscaras, montado na Ponte Duarte Coelho. A festa começa às 9h e só termina às 18h30m, quando o último trio entra na Avenida dos Guararapes. Várias atrações estão confirmadas: Gustavo Travassos, Fafá de Belém, Beto Ortis e Daniela Mercury, entre outros.
Divulgação Prefeitura de Recife
Os foliões poderão contar com serviços de customização e reparos de roupas e fantasias no camarote da Prefeitura de Recife. O serviço será oferecido por integrantes dos grupos Ateliê Moda Recife e Mãos que Transformam, que fazem parte do Projeto de Customização do Associativismo.
Com a mudança de percurso, este ano, o Galo ganha arquibancadas na Avenida Dantas Barreto. Serão cinco blocos com capacidade total para acomodar 1.350 pessoas, um deles contará com acesso para pessoas com deficiência. Os ingressos custam R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia) e estão à venda na Casa do Carnaval (Pátio de São Pedro), Teatro do Parque e no mezanino do edifício-sede da Prefeitura do Recife. A meia entrada pode ser adquirida por estudantes, professores e idosos mediante apresentação dos devidos documentos para sua condição.
Na madrugada do sábado de Zé Pereira, um mutirão com mais de 100 garis fará a limpeza com direito a lavagem das principais vias envolvidas na folia. No final da tarde do sábado, quando a festa terminar, será a vez do bloco da limpeza tomar o roteiro do Galo com mais de 300 garis realizando varrição, coleta e outra lavagem dos corredores da folia.
Também haverá 14 pontos de coleta seletiva, onde os foliões irão trocar vasilhames de vidro por garrafas de plástico. O material recebido será doado aos catadores que atuam nos Núcleos de Triagem apoiados pela Prefeitura do Recife. Ainda será implantado um ponto de comercialização dos produtos recicláveis, em parceria com uma indústria recicladora, próximo à Igreja do Livramento. O objetivo é combater uma prática abusiva de algumas empresas que costumam comprar o material coletado por um preço abaixo do mercado. Desta forma, os catadores receberão a quantia justa pelo trabalho executado.
Para garantir a segurança dos foliões que vão brincar no Galo da Madrugada, a Companhia de Trânsito montou um esquema especial de bloqueio de vias e de monitoramento do trânsito. Cerca de 100 ruas e avenidas dos bairros de São José, Santo Antônio e Boa Vista serão interditadas.
_______________________________________________________________


Carnaval de Olinda está Oficialmente Aberto

  Por Ana Cláudia Ribeiro
Alceu Valença anima a festa de abertura - Foto: Passarinho/Pref.Olinda
Alceu Valença anima a festa de abertura - Foto: Passarinho/Pref.Olinda
A festa que marcou a abertura oficial do carnaval de Olinda foi um sucesso. Ao som do cantor Alceu Valença, os foliões lotaram o Fortim do Queijo na noite de ontem (04) e mostraram muita disposição para curtir os dias de momo. Alceu recebeu no palco dois ilustres convidados: Geraldo Azevedo e Elba Ramalho que abrilhantaram mais a festa e fizeram o público ferver.
Diversas autoridades prestigiaram o evento, entre elas o prefeito Renildo Calheiros, o governador Eduardo Campos e a ministra da Cultura, Ana de Hollanda. A abertura ainda contou com as apresentações do Grêmio Henrique Dias e do projeto Original Olinda Style – formado pela união das bandas Eddie e Orquestra Contemporânea de Olinda, mais dois autênticos representantes do nosso carnaval.
 _______________________________________________________________________


Ivete Sangalo salva Festival de Verão de apagão



VITOR MORENO


Por pouco, o apagão que atingiu o Nordeste nesta madrugada não tirou o brilho do Festival de Verão 2011, em Salvador (BA).
Irmão de Ivete Sangalo nega afastamento da empresa
Veja fotos do segundo dia de festival
A segunda noite do evento, que havia sido aberta pelo cantor romântico Belo, seguido pela banda de pop rock Jota Quest, ficou parcialmente às escuras poucos minutos antes de a principal atração da noite, Ivete Sangalo, subir ao palco.
A dúvida de se o show poderia ocorrer demorou cerca de quarenta minutos.

Antonio Sartunino/Divulgação
Ivete Sangalo se apresenta no segundo dia do festival de Verão de Salvador 2011
Ivete Sangalo se apresenta no segundo dia do festival de Verão de Salvador 2011
Foi o tempo de Ivete Sangalo começar seu aguardado show com geradores iluminando o palco e o público.
"Apagou a luz, mas eu faço essa porra é no escuro", comentou a cantora.
O tema escolhido para a apresentação não poderia ser mais apropriado: o sol.
"Sol porque verão é luz, é sol. Você viu hoje que estava tudo escuro e o sol trouxe a luz de volta", comentou ao final da apresentação. "Eu que sou uma pessoa totalmente solar, apesar de trabalhar na noite."
Durante a apresentação, a cantora anunciou que sua nova turnê, baseada no show feito em setembro no Madison Square Garden, em Nova York, terá início no dia 29 de março.
"Eu quero fazer uma turnê em vários lugares. Eu quero mesmo é estourar", afirmou a cantora.

 03/02/2011

 

Cérebro avalia e guarda informações de forma seletiva durante o sono, mostra estudo


LONDRES - Depois de uma boa noite de sono as pessoas lembram melhor das informações quando sabem que elas serão usadas no futuro, de acordo com estudo publicado nesta quarta-feira no Journal of Neuroscience. As descobertas sugerem que o cérebro avalia as memórias durante o sono e preferencialmente preserva as mais relevantes.
Todos os dias somos bombardeados por uma grande quantidade de informação, mas a maioria é rapidamente esquecida. Neste estudo, um time de pesquisadores coordenados por Jan Born, PhD da Universidade de Lübeck, na Alemanha, focou em como o cérebro decide o que reter e o que esquecer.
- Nossos resultados mostram que a consolidação da memória durante o sono envolve um processo de seleção básica que determina quais informações serão enviadas para o armazenamento a longo prazo - diz Born.
Os pesquisadores usaram dois experimentos para testar a retenção de memória em 191 voluntários. No primeiro experimento as pessoas tiveram que aprender 40 pares de palavras. No segundo, jogaram cartas ligando figuras de animais a objetos. Nos dois grupos metade do grupo teve que realizar as tarefas imediatamente por 10 horas e todos foram testados posteriormente refazendo as tarefas.
Alguns voluntários puderam dormir entre o tempo de aprendizado e o teste; aqueles que dormiram desempenharam melhor as tarefas. Mais importante que isso: só os que dormiram e sabiam que seriam testados tiveram melhora na memória.
Os pesquisadores também gravaram eletroencefalogramas dos que dormiram e perceberam um aumento da atividade cerebral durante o sono profundo quando os voluntários sabiam que seriam testados.

Um comentário:

  1. COMO PARTICIPAR NAS EDIÇÕES DO EPISÓDIO CULTURAL?
    O Fanzine Episódio Cultural é uma publicação bimestral sem fins lucrativos, distribuído na região sul de Minas Gerais, São Paulo (capital), Belo Horizonte e Salvador-BA. Para participar basta mandar um artigo: poema, um conto que não ultrapasse 1 folha inteira no word (Times Roman 12). Pode mandar também artigos que abordem: cinema, teatro, esporte, moda, saúde, comportamento, curiosidades, folclore, turismo, biografias, sinopses de livros, dicasde sites, institutos culturais, entre outros.
    Mande em anexo uma foto pessoal para que seja publicada juntamente com a sua matéria.. Mande também (se desejar) uma imagem correspondente ao assunto abordado. Caso o artigo não seja de sua autoria, favor informar a fonte.
    PARA ENTRAR COM CARLOS (Editor)
    Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=1464676950&ref=profile

    ResponderExcluir