Saúde





O poderoso chá vermelho
Bebida oriental acelera o metabolismo,
facilita a digestão e ainda reduz o colesterol ruim
 
(Reportagem: Suzana Sakai | Foto: Divulgação)
Conhecido como devorador de gorduras, o chá vermelho é a mais nova arma para o combate aos quilinhos a mais. Apesar disso, os benefícios da bebida não se restringem à boa forma. Por ser rica em vitamina C, sais minerais e antioxidantes, ela ajuda a reduzir o colesterol ruim, retarda o envelhecimento, facilita a digestão e funciona como antidepressivo.
Extraído da planta Camelia sinensis (a mesma dos chás verde e branco, encontrada na Índia e na China), o chá vermelho potencializa os benefícios da erva, graças ao seu longo processo de maturação. “O chá vermelho diferencia-se pela fermentação, que ocorre no final do seu processo de preparo. O percurso de maturação do chá vermelho demora cerca de 60 anos. As folhas são comprimidas e armazenadas em barris, em condições especiais, e, durante o processo, a erva ganha cor de terra avermelhada com sabor terroso, porém sem amargor”, explica a nutróloga Samantha Christie Enande.
Em forma
Apesar de oferecer diversos benefícios a saúde, a principal procura pelo chá vermelho está relacionada ao combate à gordura. Acredita-se que a bebida ajuda a emagrecer até dois quilos por semana. “O chá acelera o metabolismo, portanto, ajuda na queima de calorias e medidas. O consumo recomendado é de, no mínimo, quatro xícaras por dia”, conta Samantha.
No entanto, vale ressaltar que a bebida é apenas uma coadjuvante no processo de emagrecimento. “O chá faz efeito somente quando aliado à dieta equilibrada e aos exercícios físicos. Ele sozinho não reduz a gordura”, afirma a nutricionista Daniela Jobst.
Além de acelerar a perda de peso, a bebida ainda diminui o inchaço, facilita a digestão e retarda o envelhecimento.
De bem com a vida
Outra característica que se destaca no chá vermelho é o seu poder antidepressivo. Em meio à correria e às pressões do dia-a-dia, muitas pessoas buscam uma fórmula para combater e prevenir a depressão.
Embora ainda não esteja comprovado cientificamente, o consumo de chá vermelho tem apresentado sinais positivos nesse sentido. Por ser enriquecida de vitaminas importantes, a bebida promove uma sensação de bem-estar e apresenta melhora discreta nos sintomas da depressão. “Há alguns estudos mostrando a relação do chá vermelho [Camelia sinensis] na modulação de neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar. São os neurotransmissores que vão garantir essa sensação. O ideal é o consumo de três a quatro xícaras por dia”, diz Daniela.
Contraindicações
Mesmo sendo um tratamento natural, o chá vermelho possui contraindicações. A ingestão em excesso da bebida pode ocasionar problemas como ansiedade, insônia, TPM e cálculos renais. “Deve-se evitar o consumo à noite, pelo fato de o chá vermelho conter cafeína. A bebida ainda é contraindicada para pessoas com gastrite, arritmia cardíaca e gestantes”, afirma Daniela.
 
Modo de preparo
O chá vermelho é encontrado no mercado em folhas e em pó. Para prepará-lo, é preciso deixá-lo em infusão por 3 minutos em água fervida.
A bebida pode ser consumida quente ou gelada. O ideal é que se consuma de três a quatro xícaras ao dia e evitar ingeri-lo à noite.

         _____________________________________________________






SÍNDROME DE TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL SÍNDROME DE TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL
Também conhecida por TPM, é um conjunto de sintomas físicos e comportamentais que ocorrem na segunda metade do ciclo menstrual podendo ser tão severos que interfiram significativamente na vida da mulher.
A TPM é uma desordem neuropsicoendócrina com sintomas que afetam a mulher na esfera biológica, psicológica e social.
A tendência hoje é acreditar que a função fisiológica do ovário seja o gatilho que dispara os sintomas da síndrome alterando a atividade da serotonina (neurotransmissor) em nível de sistema nervoso central.
O tratamento depende da severidade dos sintomas e incluem modificações alimentares, comportamentais e tratamentos medicamentosos.
Os sintomas mais comuns incluem:
Por ordem de freqüência: DESCONFORTO ABDOMINAL, MASTALGIA CEFALÉIA, FADIGA, IRRITABILIDADE, TENSÃO, HUMOR DEPRIMIDO, HUMOR LÁBIL, AUMENTO DO APETITE, ESQUECIMENTO E DIFICULDADE DE CONCENTRAÇÃO, ACNE, HIPERSENSIBILIDADE AOS ESTÍMULOS, RAIVA, CHORO FÁCIL, CALORÕES, PALPITAÇÕES e TONTURAS.
 
Irritabilidade (nervosismo),
Ansiedade (alteração do humor com sentimentos de hostilidade e raiva),
Depressão (com sensação de desvalia, distúrbio do sono, dificuldade de concentração)
Cefaléia (dor de cabeça),
Mastalgia (dor ou aumento da sensibilidade das mamas),
Retenção de líquidos (inchaço ou dor nas pernas),
Cansaço,
Desejos por alguns alimentos como chocolates, doces e comidas salgadas.
Deve ser realizado um controle objetivo do ciclo menstrual (através de um diário) pelo período mínimo de dois ciclos. Devem ser excluídos outros transtornos como hiper ou hipotireoidismo, perimenopausa, enxaqueca, fadiga crônica, síndrome do intestino irritável ou exacerbação pré-menstrual de doenças psiquátricas; depressão, que pode se intensificar nesse período (magnificação pré- menstrual).
História, exame físico cuidadoso, avaliação endócrina ginecológica quando o ciclo menstrual é irregular, perfil bioquímico, hemograma e TSH para excluir condições médicas que podem apresentar sintomas que simulem uma TPM. Importante fazer o diagnóstico diferencial com a condição psiquiátrica: distúbio disfórico pré-menstrual.
O tratamento medicamentoso inclui o manejo específico de cada sintoma e deve ser individualizado. A maioria dos tratamentos medicamentosos propostos não se mostraram mais eficazes do que tratamentos placebo (progesterona, espironolactona, óleo de prímula e vitaminas B6 e E, ingestão de cálcio e magnésio). A fluoxetina, foi a única droga que mostrou eficácia, entretanto foi aprovada pelo FDA apenas para PMDD (Forma mais severa de TPM, com prevalência dos sintomas de raiva, irritabilidade e tensão). Na Europa esta droga não é aprovada na Europa para uso nem mesmo em PMDD.
Medidas preventivas são igualmente importantes e incluem:
 
orientação: explicar que a TPM não é grave e que os sintomas podem variar a cada ciclo,
modificações alimentares com diminuição da gordura, sal, açúcar e cafeína (café, chá, bebidas a base de colas),
fracionamento das refeições,
dieta com boas fontes de cálcio (leite e iogurte desnatado) e magnésio (espinafre), diminuição da ingestão de álcool,
parar de fumar,
fazer exercícios regulares (aeróbicos: 20 minutos 3 vezes por semana),
manejar o estresse.
Perguntas que você pode fazer ao seu médico
O que eu sinto naqueles dias antes do período menstrual são "coisas da minha cabeça"?
Os sintomas desagradáveis que surgem antes da menstruação podem ser considerados uma doença?
Existe tratamento para a Síndrome de Tensão Pré-Menstrual?
Qual o critério para determinar a gravidade da TPM?
Quando a TPM é caracterizada como desordem disfórica pré-menstrual?
Quando é necessário acompanhamento psiquiátrico para TPM?
Fazer exercícios físicos e de relaxamento ajudam no tratamento da TPM?
Quais os alimentos mais indicados para estes dias?
Deve usar vitaminas ou suplementos alimentares para ajudar na melhora dos sintomas?
Devo suspender o uso de álcool e cigarros?

 

10/03/2011

 

Sono é fundamental para o desenvolvimento da criança

Noites mal dormidas prejudicam a saúde e o futuro dos pequenos


Ter o filho acordado para acompanhar seu crescimento e desfrutar de sua companhia é delicioso. Porém, o sono das crianças deve ser tão importante para os pais quanto os momentos em que se divertem com os pequenos. Responsável direto pelo crescimento corporal, o sono deve ser estimulado e de qualidade para que o desenvolvimento físico da criança seja completo e ela possa atingir o tamanho limite que sua genética e a boa alimentação permitem. Fatores psicológicos também apresentam melhora com noites completas e bem dormidas.

É conhecido que os bebês nascem com grande necessidade diária de sono, em torno de 16 horas, e que esse número diminui com o passar do tempo. Contudo, na adolescência há um movimento contrário e a necessidade de dormir aumenta pela primeira vez na vida, como explica a neuropediatra e coordenadora do setor de Pediatria do Instituto do Sono, Márcia Pradella. 
Sono é fundamental para o desenvolvimento da criança - Foto: Getty Images
"Nos primeiros anos de vida, a criança tem uma grande necessidade de sono. Depois, entre o segundo e o terceiro ano vai para 12 horas. Na fase escolar cai para nove, mas na adolescência esse período volta a crescer e a pessoa precisa de nove horas e meia, porque é a fase em que o hormônio de crescimento é liberado durante o sono e há estímulo ao crescimento", diz a especialista.

Quanto aos mais novos, além de ajudá-los a crescer, o sono tem implicação no dia a dia da família. Crianças com horas insuficientes de descanso têm maior tendência a apresentar quadro de hiperatividade, que causa problemas educacionais e certamente acarretará em mais trabalho para os pais durante a criação.

Uma das principais lições que os especialistas ensinam para os pais consiste no princípio de educar corretamente a criança em relação ao sono. A principal dica é mostrar aos filhos que a hora do descanso é importante e não ceder a pressões dos pequenos para alongar o período de atividade.  

"Na criança, a insônia é comportamental porque, na maioria das vezes, ocorre uma habituação inadequada. Desde o quinto mês de vida, os pais precisam fazer o que a gente chama de ritual de sono, algo que os psicólogos também pedem, para assinalar que está na hora de dormir, fazendo mudança de luminosidade, colocando músicas, levando a criança ao quarto, etc.", diz a especialista.

Um dos piores hábitos que surgem a partir da educação errada é permitir que as crianças durmam na mesma cama dos pais. Além de prejudicar o casamento, pois há a substituição dos prazeres da vida a dois para a necessidade de estar ao lado do filho, isso mostra à criança que a cama dos pais sempre estará disponível, quando o certo é indicar a ela justamente o contrário: lá não é o lugar dela.

Além do desestímulo ao crescimento, as crianças que não possuem qualidade de sono também apresentam características psicológicas indesejáveis, como agressividade na escola, mudanças de humor e dependência excessiva dos pais.

 

Ronco e apneia do sono: conforto a quem convive com o problema


O ronco, segundo pesquisa feita pelo Instituto do Sono ligado à Universidade Federal de São Paulo, é o distúrbio do sono mais comum entre brasileiros. Suas causas podem ser as mais diversas, como obstrução nasal, amídalas muito grandes, rinites, desvio de septo, tumores e hipertrofia dos cornetos e pólipos nasais. O roncador não tem um sono reparador permanecendo boa parte do tempo em um estágio mais leve, mantendo os músculos da garganta mais tensos para manter a via respiratória aberta. As conseqüências são noites mal dormidas, sonolência diurna, cansaço, ansiedade, irritabilidade, engasgos durante a noite e alterações da memória e do raciocínio.
Um dos grandes problemas do ronco é que ele pode ser sintoma de algo muito mais grave, como a chamada Apneia Obstrutiva do Sono. Os episódios de apneia se caracterizam por interrupções na respiração por 10 segundos ou mais, com uma freqüência maior que cinco por hora, ou seja, de 30 a 300 episódios por noite. Essas interrupções na respiração reduzem a saturação de oxigênio no sangue, aumentando o trabalho cardíaco e expondo o paciente a problemas como hipertensão arterial, arritmias, infarto do miocárdio e derrames cerebrais.
Para aliviar estes sintomas, muitos profissionais indicam a máscara chamada CPAP, que através de um tubo compressor leva ar comprimido ao nariz, dilatando a garganta e auxiliando a passagem de ar. Apesar da eficiência, a máscara apresenta inúmeros relatos de desconforto devido à pressão do ar no nariz e ao barulho por ela produzido. Outros dispositivos trabalham avançando a mandíbula, mas possuem uma estrutura tão rígida que comprime a articulação temporo mandibular (ATM), desenvolvendo disfunção e dores no paciente após o uso. Na cirurgia, indicada para casos mais graves, o otorrinolaringologista opta por reduzir os tecidos da garganta ou avançar a maxila e a mandíbula com o objetivo de se obter uma oclusão estável.
Como uma alternativa mais simples e confortável para o problema do ronco e da apneia do sono, os aparelhos australianos de silicone TMJ Snorer e TMJ MBV funcionam posicionando a mandíbula corretamente, evitando que os tecidos relaxados da região da garganta e da faringe bloqueiem a passagem de ar. Os benefícios da boa oxigenação proporcionados pelo aparelho contribuem para o bem estar geral dos pacientes, resultando na melhora da disposição física e emocional, além do fim dos episódios de apneia. Observa-se também já na primeira semana de uso, alívio das enxaquecas, presente em 90% dos casos.
A Dra. Danielly Conticelli, membro da Academia Americana de Odontologia do Sono, acredita que os aparelhos TMJ Snorer e TMJ MBV são as melhores soluções no tratamento do ronco e da apneia do sono: “O Sistema TMJ para o problema do ronco e apneia é realmente espetacular. O tratamento com os aparelhos intra-orais é largamente utilizado nos Estados Unidos, onde é visto como a melhor solução clínica para os casos de ronco e apneia leve ou moderado”, conclui a doutora.
A dentista Débora Scariot, de Caxias do Sul, RS, afirma que os pacientes com problemas mais severos e indicação da máscara noturna, podem ter sucesso no tratamento com os aparelhos TMJ MBV e TMJ Snorer: “Alguns casos de ronco e apneia mais severos, cujos pacientes tem indicação para aparelhos de oxigenação noturna, também tem demonstrado resultados satisfatórios. Acredito que se este sistema chegasse aos consultórios médicos, principalmente de pediatras, otorrinolaringologistas, pneumologistas e cardiologistas, um grande número de pacientes encontrariam a solução para muitos de seus problemas sistêmicos relacionados à má oxigenação”.
Os aparelhos TMJ Snorer e TMJ MBV só podem ser indicados por profissionais da área de saúde, procure um dentista para avaliar o seu caso.
Mais Informações:
Orthosource do Brasil

Dicas para um Carnaval mais saudável





O Carnaval está chegando. São quatro dias de comemorações repletas de dança, alegria, azaração e extravagâncias. Mas para comemorar a festamais famosa do Brasil de maneira saudável, vale a pena ficar de olho em algumas dicas fornecidas pela nutricionista e personal diet Samara Antunes, que vão garantir a energia.
De acordo com Samara, para a festa ser bem aproveitada, o ideal é que os cuidados com a alimentação comecem antes do primeiro dia de Carnaval. “A alimentação dias antes das comemorações deve ser leve e rica em proteína, pois melhora a força muscular. As carnes consideradas magras – peixe e frango – são ideais”, afirma.
A nutricionista indica os carboidratos para os dias das festas. Segundo ela, as massas e batatas são absorvidas rapidamente pelo organismo, aumentando assim a energia dos foliões. É importante lembrar que ingerir bastante água é essencial para evitar a desidratação, principalmente para aqueles que exageram na bebida.
Depois da festa, o corpo deve ser muito bem hidratado. “A dieta deve continuar sendo leve, com muitas frutas e verduras para a reposição do potássio perdido no suor”, indica a personal diet.
Samara Antunes é nutricionista formada pela Universidade São Camilo.
Atuou no hospital 9 de julho e trabalha como personal diet e com nutrição clínica.
Assessoria de Imprensa:

 

 

15/02/2011

 

 

 

 

 12/02/2011

Em 95% dos casos, câncer de testículo atinge homens até 35 anos

Um levantamento do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) aponta que 95% dos casos de câncer de testículo atingem homens com até 35 anos. O Icesp concluiu ainda que 60% dos pacientes atendidos no instituto com esse tipo de tumor iniciam o tratamento com a doença já em estágio avançado. Assim, é necessário utilizar a quimioterapia.

Segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo, o Icesp atende cerca de 150 pacientes com o problema por ano. O tumor de testículo é raro e pode ser evitado. O Icesp afirma que o diagnóstico precoce é fundamental e extremamente eficaz para combater a doença. É importante que os homens realizem o autoexame. Em 98% dos casos, os pacientes têm queixas de dor e aumento de volume testicular.

"É essencial que os homens realizem o autoexame e fiquem atentos a qualquer anomalia na região dos testículos. Apesar de raro, o tumor existe e o diagnóstico precoce aumenta as chances de sucesso na luta contra a doença", alerta o coordenador do setor de urologia do Icesp, Marcos Dall'Oglio.
AE

 

 

 11/02/2011

Dicas para corrigir sua Postura


Muitas pessoas sofrem com dores nas costas e não fazem a minima ideia que esse problema é causado por maus hábitos do dia a dia. Esses maus hábitos vão desde andar em uma posição incorreta, até sentarmos de uma forma que agrida a nossa coluna. Por isso devemos ficar muito atentos na hora de sentar, deitar caminhar e até assistir televisão.
Para que você possa evitar essas dores a equipe do Mundo da Noticia traz para nossos leitores dicas que podem te ajudar a corrigir sua postura. Primeiramente, é muito importante prestar atenção na maneira de como ficamos em pé, elevamos pesos ou tiramos objetos de lugares altos, pois fazendo isso de maneira incorreta, você pode acabar agredindo sua coluna. Evite elevar pesos acima da cabeça, e sempre procure apoiar o objeto ao seu corpo, e procure usar escadas para mover objetos que estejam altos.
Ao manter os braços levantados como os professores que escrevem no quadro negro, fique atento. Procure efetuar a atividade com o braço na altura do ombro ou no máximo até a altura da cabeça. Quando se trabalha em pé, a melhor maneira de se proteger a coluna é usar um banco de apoio tendo o cuidado de colocar os pés no chão evitando curvar a coluna.
Nas tarefas domésticas, procure evitar trabalhar com o tronco totalmente inclinado, o que também vai agredir sua coluna. Caso você trabalhe em uma bancada, ou se estiver passando roupa, certifique-se que está em uma altura adequada para que você não precise se inclinar. Caso precise, coloque calços nos pés da mesa ou balcão para poder ter uma boa altura.
Agora para carregar mochilas, malas e sacolas de compras, fique atento também. As mochilas devem sempre estar presa as costas e nunca pendurada em um ombro só. As sacolas de compra devem ter o peso dividido  e as malas e outros objetos pesados devem ser levados em um carrinho, sempre empurrados e não puxados. Essas são dicas básicas para que você consiga manter uma boa postura.

Veja Também:











  • Dicas para evitar o estresse




























  • Dicas para acabar com o Chulé




























  • Dicas para dormir bem




























  • Dicas para fazer a lista de casamento




























  • Dicas para largar o vício do cigarro



















  •  

     

    09/02/2011

    1
    Cardápio Rápido
    Total: 32 pontos

    Café da manhã – 8 pontos
    2 fatias de pão de forma integral light
    2 fatias médias de queijo tipo minas frescal
    1 copo duplo de suco de pêssego light

    Lanche da manhã – 2 pontos
    1 colher (sopa) cheia de granola
    0,5 unidade pequena de mamão papaia

    Almoço – 7 pontos
    1 unidade pequena de picanha sem gordura grelhada
    7 ramos de agrião
    1 colher (sopa) cheia ralada de cenoura crua
    1 colher (sopa) rasa de ervilha
    1 colher (sopa) rasa de milho verde
    1 unidade de Kiwi

    Lanche da tarde – 3 pontos
    1 unidade de pão de queijo tradicional
    1 copo pequeno de suco de uva light

    Jantar – 12 pontos
    2 fatias de pão integral
    1 colher (sopa) de
    maionese light
    1 folha média de Alface
    3 colheres (sopa) de
    atum ralado
    2 fatias médias de tomate
    1 copo de suco de
    laranja sem açúcar

     

    2

    Cardápio Saboroso
    Total: 35 pontos

    Café da manhã – 11 pontos
    1 fatia média de abacaxi
    2 fatias de pão de forma integral
    2 fatias de peito de peru defumado light
    1 colher (sopa) rasa de requeijão cremoso light
    1 copo duplo de vitamina de frutas

    Lanche da manhã – 2 pontos
    1 garrafinha de iogurte sabor morango
    1 unidade de torrada integral

    Almoço – 9 pontos
    3 colheres (sopa) cheias de arroz branco

    3 colheres (sopa) cheias de feijão
    1 unidade de hambúrguer grelhado
    3 folhas médias de alface
    2 colheres (sopa) cheias picada de cenoura cozida
    4 unidades médias de tomate cereja
    1 colher (sopa) rasa de molho para salada
    sabor iogurte
    1 copo de suco de laranja sem açúcar
    Lanche da tarde - 4 pontos
    1 unidade de picolé de fruta

    Jantar – 9 pontos
    1 unidade média de panqueca de carne moída
    3 folhas médias de alface
    2 ramos pequenos de couve-flor cozida
    1 colher (sopa) cheia de beterraba cozida
    1 colher (sopa) de molho para salada
    parmesan light
    1 copo duplo de suco de abacaxi com hortelã

     

    3

    Cardápio Gostoso
    Total: 35 pontos

    Café da manhã – 10 pontos
    1 xícara (chá) de café com leite desnatado
    1 unidade de pão francês
    2 fatias pequenas de queijo tipo minas frescal light
    1 cacho pequeno de uva rubi


    Lanche da manhã – 2 pontos
    5 unidades médias de morango
    1 unidade de torrada integral


    Almoço – 9 pontos
    1 escumadeira média cheia de nhoque com molho de tomate
    1 bife grelhado
    3 folhas médias de alface americana crua
    1 colher (sopa) cheia ralada de cenoura crua
    1 colher (sopa) cheia de vagem cozida
    1 colher (sopa) cheia de molho vinagrete
    0,5 unidade pequena de mamão papaia


    Lanche da tarde - 3 pontos
    0,5 colher (sopa) de geléia de morango diet

    1 copo pequeno de limonada com adoçante
    1 unidade de pão tipo bisnaguinha


    Jantar – 11 pontos
    3 folhas médias de alface
    3 colheres (sopa) cheias de arroz branco
    0,5 concha média de feijão carioca
    1 unidade média de sobrecoxa sem pele
    assada
    1 colher (sopa) rasa de molho para salada
    iogurte
    2 colheres (sopa) rasas de cenoura picada
    cozida
    1 copo de suco de maracujá


    Observação: Os cardápios acima são exemplos de refeições disponíveis no Dieta e Saúde. No programa de emagrecimento Dieta e Saúde, você poderá montar as suas refeições, seguir cardápios sugeridos pelo programa ou, ainda, alterar os cardápios sugeridos, tendo-os como base, mas adaptando-os às suas preferências alimentares.

     

    08/02/2011

     

    Mantenha seu sorriso bonito e evite doenças!

    Mantenha seu sorriso bonito e evite doenças!
    Mais do que nosso cartão de visita, um belo sorriso traz jovialidade, saúde e bem-estar. Só que para isso acontecer, é preciso sorrir de verdade, sem dor, vergonha ou medo. Para quem se preocupa e cuida dos dentes o ano inteiro, sorrir é uma tarefa fácil, mas para aqueles que não conseguem criar o hábito de manter uma boa higienização, isso pode se tornar um problema.
    Precisamos nos conscientizar sobre a importância em manter as funções da boca, dentes e língua em perfeitas condições.

    O que devo fazer para manter a saúde bucal?

    • Escovar os dentes 3 vezes ao dia
    • Usar fio dental no mínimo 4 vezes na semana
    • Usar um enxaguante bucal sem álcool (no máximo uma vez ao dia)
    • Não se esqueça de também escovar a língua
    • Ir ao dentista a cada 6 meses

    Por que é tão importante uma boca saudável?

    A funcionalidade da boca interfere no corpo inteiro. Afinal, é através dela que mastigamos e preparamos os alimentos para serem digeridos pelo organismo. Quando há algum problema como inflamação, perda de algum dente, problemas bucais como tártaros e cáries, isso pode comprometer nossa saúde como um todo.
    Mantenha seu sorriso bonito e evite doenças!
    Estudos mostram que há uma forte relação entre infecções na boca e doenças do corpo, como diabetes, problemas respiratórios e cardiovasculares, entre outros. Tudo isso revela que não podemos enxergar a boca de maneira isolada.
    Pesquisas recentes mostram que a presença de bactérias na boca está diretamente relacionada às doenças cardiovasculares. Quem não escova os dentes de maneira satisfatória tem mais probabilidade de ter problemas cardiovasculares. Portanto, uma boa escovação, por mais incrível que possa parecer à primeira vista, previne essas doenças.
    Além disso, na boca encontramos bactérias, vírus e outros microrganismos prejudiciais à saúde. E, por não escovarmos os dentes corretamente, aparecem as gengivites ou infecções mais graves, como periodontite — que leva à perda de dentes e reabsorção óssea. 
    Pacientes com diabetes e sem controle sobre a doença (como os com altas taxas de glicemia), não pode passar por qualquer tipo de procedimento cirúrgico bucal.
    Especialistas dizem ainda, que uma boca descuidada pode oferecer complicações na gestação, como nascimento de bebês prematuros e com baixo peso.
    Cuide dos seus dentes e gengivas: até que a ciência nos diga de forma precisa quais bactérias bucais causam que doenças, o melhor é recorrer à sabedoria convencional de que uma boca saudável permite um corpo saudável. Uma boca saudável, fresca e atraente além de passar uma boa impressão melhora sua saúde em geral.

     

     

     

      07/02/2011

     Yoga – Equilíbrio entre corpo e mente é fundamental


     
    Na luta contra o estresse, equilíbrio entre corpo e mente é fundamental
    Quem não sofre com o estresse do dia a dia? Mil compromissos na agenda, o trânsito congestionado, prazos reduzidos para a entrega de um trabalho, mil problemas para resolver, enfim, uma verdadeira corrida contra o tempo… O estresse já pode ser considerado o “mal do século 21” e cada vez mais as pessoas sofrem as consequências de estarem sob pressão: má alimentação, perda de sono, irritabilidade, tensão permanente, entre outros distúrbios físicos e mentais. Mas onde fica o bem-estar? Como ter uma melhor qualidade de vida? Como ter equilíbrio para enfrentar os desafios diários? Uma das respostas pode estar no yoga.
    O termo yoga tem origem no idioma sânscrito e significa união, junção, integração. Desenvolvida na Índia há mais de 5.000 anos, esta atividade envolve a mente e o corpo, unindo trabalho físico ao espiritual. Isso significa que o yoga busca levar o homem a um estado de harmonia, paz e serenidade por meio do autoconhecimento e da perfeita integração com o mundo exterior. Em outras palavras, significa a busca pelo equilíbrio entre o corpo e a mente, para que o homem possa viver melhor.
    Durante uma prática de ásanas (posturas físicas do yoga), por exemplo, a pessoa entra em contato consigo mesma, estimulando não apenas o corpo, pois ele atinge a respiração, a mente e as emoções, mas atuando em todo o ser. A prática induz o indivíduo a um profundo relaxamento, tranqüilidade mental, concentração, clareza de pensamentos e percepção interior. Do ponto de vista físico, o ásana fortalece o corpo e desenvolve a flexibilidade.
    É muito importante que as pessoas conheçam seu próprio corpo e aprendam os mecanismos que podem ajudá-las na busca por uma vida melhor. O yoga permite o autoconhecimento e estimula a autossuficiência, pois ensina que o seu bem-estar depende de você mesmo e não dos outros.
    Que tal, então, dar uma pausa após um dia estressante de trabalho e se dedicar por alguns minutos na busca pelo equilíbrio? Com exercícios simples, o yoga irá ajudá-lo a alcançar o paraíso após um dia infernal, mas tudo isso, respeitando, claro, os seus próprios limites.
    Corpo Supremo – www.corposupremo.com.br
    (15) 3326-3600 – Sorocaba
    Professora Mariana Monteiro da Silva.
    Graduação em Educação Física pela Faculdade Uirapuru Superior.
    Pós-Graduação em Yoga pela Uni FMU (em andamento).

      04/02/2011

    Reeducação Alimentar

    Reeducação Alimentar
    Muito se houve falar em reeducação alimentar, mas você sabe o que é isso exatamente?
    O principal conceito que devemos ter em mente é que a reeducação alimentar não consiste em deixar de comer tudo o que se gosta e passar a comer somente frutas, verduras, legumes e alimentos light. Muito pelo contrário: é aprender que você pode comer tudo, mas sem exageros e de forma equilibrada.
    O ideal é que o processo seja feito individualmente e com orientação de uma nutricionista, pois a mesma recomendação que é adequada para uma pessoa, pode não ser para outra. Deve-se sempre levar em conta o estilo de vida, assim como a presença de doenças pré-existentes.

    Qual é o objetivo da reeducação alimentar?

    • Perda ou ganho de peso
    • Controle do colesterol e glicose
    • Controle de doenças que exijam mudança na alimentação
    • Manter o peso
    • Ter uma qualidade de vida mais saudável
    • Melhorar o desempenho físico e mental
    • Controlar o estresse
    Como o prazer pelo alimento tem um significado profundo em nossas vidas, a reeducação alimentar deve aperfeiçoar os hábitos alimentares, permitindo ao mesmo tempo alguns prazeres que possuem um sentido especial para nós. E, por isso, ela deve ser personalizada, pois o significado afetivo de um alimento é individual para cada um de nós.

    Mudança de Hábito

    Mudar hábitos não é fácil, mas é possível.  Essa mudança deve ser entendida como um processo, com erros, acertos, novos erros e novos acertos, em busca do equilíbrio, sem preconceitos ou culpas sobre o que se come, apostando no bem-estar e no prazer.
    Essa mudança deve ser lenta e gradual. Nada de proibições.

    Como devo fazer?

    Reeducação Alimentar
    O médico especialista passará as informações das mudanças de acordo com seu hábito de vida, mas veja algumas dicas que você já pode fazer agora.
    • Quanto maior o fracionamento das refeições, menor o número de calorias absorvidas. O intervalo ideal entre uma refeição e outra é de aproximadamente 3 horas e o número de refeições deverá ser de 6 ao dia.
    • Abuse das fibras, verduras, legumes, alimentos integrais e frutas. Dê preferência às frutas inteiras e com bagaço. Elas contêm mais fibras e assimila melhor os nutrientes.
    • Não se esqueça da ingestão de água e sucos naturais.
    • Cuidado com o excesso de frituras e doces.
    • Coma sempre em pouca quantidade e de preferência utilize um cardápio variado.
    • Exercícios físicos pelo menos 3 vezes na semana.


    A reeducação alimentar é o método mais saudável e eficaz para perder ou manter peso. Come-se de tudo, porém em quantidade adequada a cada indivíduo. Para os abusos, recorre-se às compensações. Requer disciplina e persistência, mas, como qualquer hábito, uma vez adquirido, enraíza-se para sempre.
    Associar reeducação alimentar e aumento na prática de exercícios físicos é absolutamente bem-vindo. Aliás, está comprovado que melhora e prolonga a qualidade de vida.
    Lembre-se: você é o que come. Portanto, vamos prestar atenção ao que colocamos em nosso prato no dia-a-dia. Trata-se de uma autoeducação diária com agradáveis compensações no futuro. Bem-estar é tudo!

    3 de fevereiro de 2011


    Câncer do Colo do Útero

    Câncer do Colo do Útero
    Esse tipo de câncer tem atingido muitas mulheres e o número de casos só aumenta. A prevenção é muito simples: basta fazer um exame ginecológico e se for detectado no início, há 100% de chance de cura.
    É um tipo de câncer que se forma no colo do útero. Nessa parte, há células que podem se modificar produzindo um câncer. Em geral, é um câncer de crescimento lento, e pode não ter sintomas.

    Tratamento do Câncerwww.vilhenasilva.com.br
    Conheça os Direitos do Paciente com Câncer e acesso a tratamentos.
    Sistema Colméiawww.colmeiasis.com.br
    Controle total sobre os processos de oncologia

    Quais os sintomas do câncer de útero?

    O quadro clínico de pacientes com câncer de colo do útero pode variar desde ausência de sintomas (tumor detectado no exame ginecológico periódico) até quadros de sangramento vaginal após a relação sexual, sangramento vaginal intermitente (sangra de vez em quando), secreção vaginal de odor fétido e dor abdominal associada com queixas urinárias ou intestinais (nos casos mais avançados da doença).

    O que causa o câncer de útero?

    • Infecção pelo vírus Papiloma Humano (HPV). As mulheres portadoras desse vírus devem fazer exames mais frequentes com o seu ginecologista para detectar alterações sugestivas de lesões malignas ou pré-malignas. Esse vírus é uma das principais causas do câncer de útero.
    • Vários parceiros sexuais e a falta do uso de preservativo.
    • Má alimentação, fumo e falta de atividades físicas.
    • Primeira gestação precoce e vários partos.

    Como prevenir-se do câncer de útero?

    A prevenção do câncer de colo do útero passa por cuidados e informações sobre o uso de preservativos, a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e a orientação sexual, desestimulando a promiscuidade (vários parceiros).
    Em nível secundário de prevenção, está o exame ginecológico periódico. Fazer o exame preventivo de câncer de colo do útero (Papanicolau) é a forma mais eficaz de diminuir a chance de ter esse tipo de câncer.

    O que é Papanicolau?

    Câncer do Colo do Útero
    Papanicolau é um teste que examina as células coletadas do colo do útero. O objetivo do exame é detectar células cancerosas ou anormais. O exame pode também identificar condições não-cancerosas como infecção ou inflamação.
    Toda mulher deve fazer o exame preventivo de câncer de colo do útero (Papanicolau) a partir da primeira relação sexual. Este exame deve ser feito anualmente ou, com menor frequência (conforme critério estabelecido pelo médico).

    Como é feito o exame?

    É feito por um profissional (ginecologista) no consultório. Durante o exame vaginal, antes do exame de toque, um aparelho chamado espéculo vaginal é introduzido na vagina para que o colo do útero seja mais facilmente visto. Com uma espátula, o médico coleta células do colo do útero e da vagina e as coloca numa lâmina de vidro. Essa lâmina com as células é examinada em um microscópio para que sejam identificadas anormalidades que possam sugerir que um câncer possa se desenvolver ou que já esteja presente.
    A fim de garantir a eficácia dos resultados, a mulher deve evitar relações sexuais, uso de duchas ou medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores ao exame. Além disto, exame não deve ser feito no período menstrual, pois a presença de sangue pode alterar o resultado.
    Se o primeiro resultado der negativo, a mulher deverá fazer novo exame preventivo em um ano. Se tiver um resultado negativo no ano anterior, o exame deverá ser repetido em 3 anos.

    Como tratar o câncer de útero?

    Câncer do Colo do Útero
    O tratamento das pacientes com esse câncer baseia-se na cirurgia, radioterapia e quimioterapia. O tratamento a ser realizado depende das condições clínicas da paciente, do tipo de tumor e de sua extensão. Quando o tumor é inicial, os resultados da cirurgia radical e da radioterapia são equivalentes.
    O tratamento cirúrgico consiste na retirada do útero, porção superior da vagina e linfonodos pélvicos. Os ovários podem ser preservados nas pacientes jovens, dependendo do estágio do tumor: quanto mais avançado, mais extensa é a cirurgia.
    Lembre-se a prevenção é o melhor remédio. Prevenir o aparecimento de câncer é promover ações sabidamente benéficas à saúde como um todo

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário