Gastronomia

Yosenabe
(Fotos: Arthur Fujii)
Aprenda a fazer a versão tradicional do prato. O ensopado é uma ótima opção para os dias frios e pode ser adaptado a seu gosto.
 Ingredientes
• 6 folhas de acelga
• 10 folhas de espinafre japonês (horensoo)
• 2 talos grossos de cebolinha
• 1 maço de agrião ou shunguiku (folha de crisântemo comestível)
• 200 g de cogumelo shiitake
• 100 g de harussame (tipo de macarrão)
• 200 g de carne (contra-filé cortado em fatias finas)
• 200 g de peixe (robalo, olho de boi, anchova negra ou outros)
• 300 g de frutos do mar (lula, mexilhão, pata de caranguejo, vieira, camarão)
• Caldo
• ¼ de folha de alga kombu
• 100 g de tempero de peixe em pó
• 50 ml de shoyu
• 2 litros de água
*Ingredientes indicados para receita básica para quatro pessoas
 
 Modo de Preparo
1- Numa panela de barro, prepare o caldo colocando todos os ingredientes até que ferva.
2- Acrescente o peixe e, em seguida, coloque o cogumelo, a lula e os mexilhões.

3- Conforme os ingredientes forem cozinhando, adicione as verduras.
4- Coloque os demais frutos do mar (camarão, pata de caranguejo e vieira), que devem ser pré-cozidos em água fervente.

5- Por último, acrescente o harussame que também deve ser preparado previamente.
6- Pronto!
 
DICA:
Monte um prato bonito com os ingredientes e coloque um fogareiro de mesa para que o yosenabe seja preparado na hora.

____________________________________



Pesto Vermelho




Pesto vermelho é um dos molhos mais marcantes que conheço.
Uma saborosa mistura de tomates secos, azeitonas e ervas frescas, com um toque suave de pimenta-malagueta, proporciona uma complexidade de sabores inimagináveis em um molho tão simples.
Como em tudo na culinária, o segredo está em usar ingredientes de qualidade. Um excelente azeite de oliva extravirgem fará toda a diferença nesta receita. Procure encontrar tomates secos de boa procedência, deles também dependerá o resultado final.
INGREDIENTES (125 ml de molho)
10 tomates secos
1 dente de alho, picadinho
1/2 colher (chá) de pimenta-calabresa
Aproximadamente 20 azeitonas pretas em conserva
2 colheres (chá) de folhas de tomilho
1 colher (sobremesa) de folhas de alecrim, picadas
6 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
Sal à gosto
PREPARO
Coloque todos os ingredientes no processador e bata até o molho estar ligeiramente emulsificado. Se preferir (o que geralmente eu faço), pique bem todos os ingredientes com a faca e misture bem com o azeite.
Este molho pode ser guardado em refrigerador por 1 mês. Se for guardar, cubra-o com uma lâmina de azeite de oliva.
Pesto vermelho fica perfeito com uma massa fina, como o Bavettine mostrado aqui. Não é necessário aquecer o molho, basta regar a quantidade desejada na massa já cozida.
* Conheça também o Pesto de Rúcula.

 

 

 

 

10/03/2011

 

 04/03/2011

Fusilli com legumes

Aposte neste macarrão integral para manter o corpo saudável

Ingredientes

300 g. de macarrão fusilli integral 8 grãos Taeq
3 colheres (sopa) de azeite extra virgem orgânico Taeq
3 dentes de alho orgânico Taeq amassados
1 cebola orgânica Taeq média picadinha
1 abobrinha italiana orgânica Taeq em cubos médios
1 lata de tomate pelado e escorrido
1 potinho de caldo de legumes líquido
100 g. de azeitonas pretas picadas
1/2 xícara (chá) de manjericão orgânico fresco Taeq
50 g. de queijo light ralado

Modo de preparo

Cozinhe o macarrão fusilli conforme instruções da embalagem. Aqueça o azeite numa panela média, doure o alho, a cebola. Acrescente a abobrinha e refogue por 5 minutos. Junte o tomate pelado cortado em pedaços e o caldo de legumes. Deixe no fogo mais um ou dois minutos Por último adicione as azeitonas e o manjericão. Retire. Escorra o fusilli, coloque-o em travessa de servir, cubra com o molho e salpique com o queijo ralado

Rendimento - 5 porções
Dificuldade - fácil
Tempo de preparo - 40 minutos



Receita testada pelo Centro de Inovação do Grupo Pão de Açúcar

 

 

26/02/2011


Chef Maurílio Amaro do Nascimento
Abobrinha Recheada
4 porções
45 minutos
Ingredientes
4 abobrinhas pré-cozidas inteiras

Recheio
500g de carne-seca
½ xícara (chá) de azeite
1 cebola picada
50g de alho triturado
4 tomates maduros sem pele e sem sementes cortados em cubos
1 xícara (chá) de azeitona verde picada
1 pimentão vermelho
1 xícara (chá) de cebolinha ou salsinha
Sal a gosto
Preparo da Entrada
Recheio: Dessalgue devidamente a carne-seca e desfie-a. Em uma panela com azeite refogue-a com a cebola, o alho, os tomates, a azeitona e os pimentões. Acerte o sal e finalize com a salsinha.
Corte a abobrinha ao meio no sentido do comprimento, retire a polpa, recheie-a com o refogado e leve-a ao forno médio (180ºC) por aproximadamente 20 minutos coberta com papel-alumínio

Dica
A polpa da abobrinha poderá ser adicionada ao refogado de carne-seca para aumentar a quantidade do recheio.




 

15/02/2011

Sopa Mexicana de Abacate - México


Ingredientes:1 cebola grande picada (120g)
2 dentes de alho amassados (6g)
1 colher (chá) de azeite (2,5g)
1 chávena e meia (chá) de abacate picado (250g)
1 batata grande picada (200g)
2 cubos de caldo knorr de legumes (22g)
1 litro de água fervente


Acompanhamento:
4 colheres (sopa) de milho verde (60g)
2 tomates médios picados sem pele e sem graínhas (150g)
2 colheres (sopa) de coentro fresco picado (10g)

Preparação:Refogue a cebola e o alho no azeite e junte o abacate, a batata, os cubos e a água fervente. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos em lume brando, numa panela tapada, até que a batata fique macia. Espere que fique morno e bata com o liquidificador. Meta de novo ao lume. Coloque em um prato. Misture os ingredientes do acompanhamento e salpique por cima na hora de servir.

 

11/02/2011



Aposte na comida árabe e ganhe curvas de odalisca

Pouco gordurosa e bastante variada, ela se ajusta facilmente à dieta

Por Natalia do Vale Publicado

O kibe e a esfiha são, sem dúvida, os carros-chefes da culinária árabe, mas as delícias vindas do oriente vão muito além disso, tanto no que diz respeito aos prazeres do paladar quanto aos benefícios que ela pode trazer para a saúde e para a dieta. Sim, podemos apostar na comida sírio-libanesa para variar o regime (Começar minha dieta) .

Cheio de colorido e excentricidades, o cardápio árabe é recheado de carne vermelha, aves, peixes, frutos do mar, grãos, vegetais e muitos temperos e especiarias que enchem os pratos de sabor. "A vantagem desta cozinha para a dieta é que dá preferência por ingredientes naturais, frescos e variados", explica a nutricionista Katia Iared, filha de libaneses.

"São preparações normalmente pouco gordurosas, pois grande parte dos alimentos são cozidos, assados ou grelhados." Mas não é só isso.

A culinária árabe utiliza alimentos de todos os grupos alimentares que, combinados nas adequadas proporções, promovem a ingestão suficiente dos nutrientes de que precisamos para manter o organismo turbinado e saudável.

Com o prato equilibrado, os quilos a mais vão embora com mais facilidade. Para te ajudar a ficar com uma cinturinha de odalisca, O MinhaVida conversou com a nutricionista Cristiane Ruiz Durante, que fez um pequeno roteiro nutricional dos principais componentes e pratos da culinária das arábias. Confira abaixo:
Tabule
CarnesA carne de carneiro é a mais usada nas receitas. Ricamente temperada, ela pode ser assada, guisada e, normalmente, é recheada. A carne de cabrito, a galinha e o peru também são bastante apreciadas. As versões que vão ao forno são as mais recomendadas para a dieta. Retirar as capas de gordura dos cortes também ajuda a emagrecer a garfada.

PeixeO salmonete, o peixe-espada e a sardinha são os mais populares do menu. Os pratos são temperados com uma rica seleção de especiarias, servidos com molhos e regados com azeite de oliva. Rico em substâncias antioxidantes, o azeite é um forte aliado para reduzir a gordura visceral abdominal e controlar as taxas de colesterol do organismo.

Grão de bico

É um alimento rico em proteínas, fibrase possui um bom teor de carboidratos, ferro, cálcio, potássio e vitaminas do complexo B. Além disso, misturado aos cereais, fornece todos os aminoácidos essenciais ao organismo. É um grão recomendado para os pacientes do Diabetes, pois sua fibra solúvel controla as taxas de açúcar no sangue. Além disso seus nutrientes, reduzem a taxa de colesterol ruim (LDL), ajudam a combater a anemia, controlam a hipertensão e melhoram o funcionamento do intestino.
 Lentilha
É um grão de elevado valor nutricional, pois contém boas doses de proteínas, fibras e é praticamente isenta de gordura. Apresenta, também, muitas vitaminas, especialmente do complexo B, como o ácido fólico, que é essencial para melhorar as funções cerebrais, como memória e raciocínio .

ArrozÉ rico em carboidratos, minerais (fósforo, ferro e potássio) e vitaminas. Auxilia na prevenção de doenças do sistema digestivo, do coração e regula a flora intestinal.


Verduras e legumes

São servidos cozidos, recheados ou em conserva. Entre os principais legumes estão abobrinha, repolho, folha de videira, acelga, tomate, pimentão e berinjela. Encha o prato com esses alimentos pouco calóricos e ricos em fibras e vitaminas.

Frutas

Uva, figo, romã, ameixa, damasco, amêndoa, pistache, avelã e tâmara são algumas das delícias naturais que compõem doces e licores. São usadas no preparo de bolos, pudins, caldas, geleias, saladas, ensopados de carne, docinhos, refrescos e xaropes. Para não desafiar a balança, aposte nas versões in natura e seca das frutas, principalmente, na hora dos lanchinhos da tarde e para a sobremesa.
São preparações pouco gordurosas, pois grande parte dos alimentos são cozidos, assados ou grelhados
 EspeciariasSão muito utilizadas para dar sabor ou perfumar as receitas. Aposte nelas para incrementar o tempero de saladas e até para salpicar sobre o grelhado. As especiarias mais utilizadas são semente de anis, cravo da índia, cominho, gengibre, sumagre, noz moscada, semente de gergelim, alho, cebola, snubar e pimenta da jamaica. Entre as ervas, destacam-se  manjericão, coentro, funcho, manjerona, hortelã, salsa, alecrim, açafrão e cardamomo. Do grupo dos aromatizantes são sucesso almíscar, âmbar, água de rosas e a água de flor de laranjeira. Um mix de especiarias bastante conhecido é o zattar, tempero granulado, com sabor picante composto por manjerona, tomilho, sementes de gergelim torradas e  bagas vermelhas e amargas do sumagre.

CoalhadaÉ um tipo de leite fermentado de elevado valor nutritivo, que proporciona o aumento da absorção de
vitaminas do complexo B no intestino humano e a melhor absorção do cálcio pelo organismo. Elaborada a partir de leite desnatado, chega a ser até 6 vezes mais digerível que o leite comum.
Charuto
 Valores nutricionais dos principais pratos ( 100 gramas)
Prato: Tabule
Calorias: 138 kcal
Carboidratos: 9,19
Proteínas: 2,08
Lipídios: 36,04
Fibras: 12,39

Prato: Abobrinha Recheada

Calorias :126.34 kcal
Carboidratos: 5.47
Proteínas:4,23
Lipídios:45.70
Fibras:  2,91

Prato:Arroz com Lentilhas

Calorias: 193.39 kcal
Carboidratos:25.36
Proteínas: 6,89
Lipídios: 17.89
Fibras:2,18

Prato:Arroz Marroquino 

Calorias: 249.08 Kcal
Carboidratos: 14.20
Proteínas:6,87
Lipídios :64.08
Fibras :3,63

Prato:Beirute de Rosbife

Calorias: 230.97 Kcal
Carboidratos: 9.90
Proteínas: 15,52
Lipídios:57.57
Fibras: 2,6

Prato:Charuto Folha de Uva

Calorias: 99.13Kcal
Carboidratos: 3,37
Proteínas:11.54
Lipídios: 14.47
Fibras: 2,3

Prato: Charuto Repolho

Calorias: 66.73 Kcal
Carboidratos: 1,98
Proteínas: 8,05
Lipídios: 11.23
Fibras: 8,82
Quibe
 Curiosidades das arábias
Popularmente conhecida como cozinha árabe, a culinária sírio-libanesa chegou ao Brasil por intermédio dos imigrantes árabes, em especial sírios e libaneses que fixaram moradia no país no fim do século 19.

Poucos sabem, mas a culinária "árabe" recebe o nome de sírio-libanesa pelo fato de apenas estes dois países terem difundido seus pratos e sabores mundo afora e, por isso, quando pensamos no kibe, na esfiha ou no charuto de folhas de uva, devemos relacioná-los a estes povos e não a todos os povos que constituem os 22 países árabes.


Além de saborosa, a culinária sírio-libanesa também dissemina a cultura do povo oriental. De acordo com Samir Cauerk Moysés, chef do tradicional restaurante sírio-libanês Folha de Uva, de São Paulo, muitos componentes do cardápio árabe são vistos como alimentos curativos, como é o caso do Zattar: tempero granulado, com sabor picante composto por manjerona, tomilho, sementes de gergelim torradas e bagas vermelhas e amargas do sumagre, muito utilizado na culinária oriental. "Quando eu era criança, meus pais me faziam comer o zattar porque, segundo os povos árabes, ele é um santo remédio para a
memória", diz. 
 Outra curiosidade que envolve a culinária sírio-libanesa é o fato de ela ser frequentemente associada apenas ao consumo de carnes vermelhas quando, na verdade, seu cardápio apresenta uma série de pratos compostos por peixes e frutos do mar.

"Beirute significa 'à beira do mediterrâneo', região farta em peixes e frutos do mar. Embora o prato não tenha peixe, esse já é um indício de que o mar está presente não só nas receitas, mas também nos nomes que constituem a culinária",explica Samir.

Tabule Light

Charuto vegetariano

 

 09/02/2011

Evite o desperdício



Você provavelmente já passou pela situação de acabar aquele jantar especial com várias garrafas de vinho pela metade. Por isso, antes que você pense em esvaziá-las no ralo da pia, trazemos algumas dicas para evitar o desperdício. Confira:


Em primeiro lugar, é importante fechar bem a garrafa para reduzir a exposição excessiva ao oxigênio. Aproveite o vinho que sobrou para temperar e cozinhar, ele é um excelente ingrediente para adicionar a todo o tipo de pratos – carnes, massas, sopas, molhos e sobremesas. 


Uma ótima opção é utilizar os restos para preparar uma deliciosa sangria (feita à base de frutas, vinho tinto, suco de limão, água e canela). Rápida e saborosa, a bebida é a pedida ideal para o verão. Outra sugestão é aproveitar as sobras para produzir um bom vinagre caseiro (feito com maça, vinho e azeite balsâmico).

 

 

07/02/2011 

Baião de Dois da Chef Por Chef Marcia Pinchemel


 

Tradicional prato brasileiro enriquecido por um toque Contemporâneo, com fusão do arroz arbóreo, feijão fradinho, guarnecido de camarões com molho asiático.
Tempo de preparo: 1hs 
Tempo de cozimento: 40      
Graus de dificuldade: Media
INGREDIENTES                                       QUANT. UNIDADE
Arroz arbóreo                                        60      gr.
Manteiga de garrafa                               01       c. sobremesa
Alho poro em brunoise                           01 c. sopa
Cebola em brunoise                               01 c. sopa
Cachaça branca                                    50 ml
Caldo de frango                                    300  ml
Feijão fradinho cozido “Al dente”            120  gr.
Manteiga de garrafa                              01  c. sobremesa
Alho brunoise                                       01   c. chá
Coentro brunoise                                  01  c. sopa
Banana da terra em cubos frita                 ½   un.
Camarão                                             150    gr.
Alho brunoise                                     01     c. chá
Sal
Dendê                                               02                    c. sopa
Molho de ostra                                   7,5/ ½              ml. Ou c. sopa
Cebola brunoise                                 01                    c. chá
Coentro brunoise                                  01                    c. sopa
Curry                                                01                    c. café
Pimenta dedo de moça pique                ½ / 2,5             c. chá / ml
Suco de limão                                                01    chá
Leite de coco                                                  50    ml.
MODO DE PREPARO
1º passo: Numa frigideira colocar a manteiga, alho, alho poro, cebola deixar murchar. Colocar o arroz em seguida a cachaça, vai regando com caldo sem deixar molhado. Bem sequinho. Reserve.
2º passo: Noutra frigideira colocar a manteiga, alho e o coentro, colocar o feijão e deixar um pouco no fogo incorporando os sabores. Reserve.
3º passo: Corte a banana em 4 fatias verticais (2 cada lado) e faça cubos. Frite em óleo quente. Separe
4º passo: Retirar a casca dos camarões, desveinar e temperar com alho e sal. Numa frigideira quente colocar o dendê, molho de ostra, curry, pimenta e acrescentar os camarões, saltear e retira-lo. Na frigideira incorpore o coentro, o suco de limão e o leite de coco,  recoloque os camarões deixar por alguns segundos.
5º passo: Montagem: Colocar no aro o arroz misturado com o feijão no centro do prato e em  torno, guarnecer com os camarões e o molho. Ponha os cubos de banana frita em cima dos camarões. SERVIR
Restaurante Le Bistrô- Pirenópolis – Goiás. chef Marcia Pinchemel – premiada pela revista GULA – como chef revelação Centro Oeste 2008.)

 

 

04/02/2011

Um coquetel bem temperado.

Bloody-mary é um coquetel clássico, à base de suco de tomate e vodka.
A vodka e o suco de tomate são misturados com suco de limão, molho inglês, molho de pimenta Tabasco, sal e pimenta. É servido com muito gelo, em copo alto.
Existem muitas versões sobre sua origem. O nome “Bloody-mary“, refere-se à Rainha Maria I (da Inglaterra). Em inglês, o significado é Maria sanguinária.
INGREDIENTES
35ml de vodca;
90ml de suco de tomate
1 pitada de sal
3 gotas de molho Tabasco
6 gotas de molho inglês;
1 pitada de pimenta em pó
cubos de Gelo
suco de limão
PREPARO
Misture todos os ingredientes em uma jarra e sirva sobre cubos de gelo em um copo alto.
O francês Fernand Petiot, barman do “Harry’s Bar” de Paris, teria criado o coquetel em sua primeira versão na década de 20, mas teria lançado no bar do “Hotel Saint Regis” em Nova Iorque, tendo denominado o mesmo de “Red snapper”, nome que foi depois abandonado. A pedido do príncipe russo Serge Obolensky foi incluído o Tabasco na receita. Amobos locais reivindicam o posto de local da criação da bebida.
No final dos anos 30, o ator e produtor George Jessel teria sido o criador, também em Nova Iorque conforme o New York Herald Tribune, sendo que Jessel aparecia em propagandas da Vodca Smirnoff. Uma terceira versão, essa com menos defensores, atribui a Bertin Azimont, do Hôtel Ritz Paris, a criação especial para o escritor Ernest Hemingway que queria uma bebida que não deixasse odor, para que a esposa dele não percebesse.
Outras versões acerca de seu nome:
Mary Tudor, por suas sangrentas perseguições ao protestantismo na Inglaterra e Escócia no século XVI.
Mary Pickford, atriz americana do Cinema mudo.
Uma garçonete do bar Bucket of Blood de Chicago.

 

 03/02/2011

Musse de chocolate branco com coulis de frutas vermelhas

(porção para 4 pessoas)

Texto: Luciana Avelino | Fotos: Nélio Rodrigues


INGREDIENTES
DA MUSSE
. 400 g de  chocolate branco
. 300 ml de creme de leite fresco (batido em ponto de chantilly)
DO COULIS
. 150 g de amora congelada
. 250 g de framboesa congelada
. Açúcar refinado a gosto
MODO DE PREPARO
DA MUSSE
Derreta o chocolate em banho-maria. Bata em separado o creme de leite fresco em ponto de chantilly. Quando o chocolate estiver líquido e totalmente derretido, acrescente lentamente o creme de leite fresco preparado. Deixe gelar
DO COULIS
Leve ao fogo os três ingredientes e deixe reduzir até o ponto de uma calda mais grossa. Sobre a musse gelada, acrescente o coulis em quantidade a gosto

CYNTHIA GÉO

A chef, proprietária da chocolateria Confiserie du Chocolat, adora inventar novas receitas: sobremesas, bombons, bolos e tortas. As mesas de doces e café da manhã de festas e casamentos assinadas por Cynthia são reconhecidas pela elegância e sabor personalizado. Há cerca de 15 anos no ramo de gastronomia, trabalha exclusivamente com o renomado chocolate belga Callebaut.

Fonte:Viver Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário