terça-feira, 22 de março de 2011

Japão confirma 22 mil mortos e desaparecidos


O número das pessoas que morreram ou estão ainda desaparecidas, depois do sismo e tsunami de 11 de Março, chegou hoje aos 22 mil, segundo a polícia nacional japonesa.
Mais de 13.500 pessoas continuam desaparecidas em seis províncias  
Mais de 13.500 pessoas continuam desaparecidas em seis províncias
 (Foto: Damir Sagolj/Reuters)

Até ao momento estão confirmados 9080 mortos em doze províncias e 13.561 desaparecidos em seis províncias, segundo os mais recentes números da polícia, divulgados pela agência de notícias Kyodo.

Nas províncias gravemente afectadas de Iwate, Miyagi e Fukushima morreram, pelo menos, 125 crianças de um infantário e alunos de várias escolas. 1600 continuam desaparecidos, segundo o Ministério da Educação japonês.

A polícia realizou autópsias em 8360 corpos, 4670 dos quais já foram identificados. Devido às dificuldades em proceder à cremação, os municípios de Higashimatsushima e Watari, na província de Miyagi, começaram a enterrar os corpos já identificados sem serem cremados, algo pouco comum no Japão, depois do consentimento dado pelas famílias. Nove outras cidades daquela província, bem como nas províncias de Iwate, Otsuchi e Kamaishi já anunciaram que vão começar a fazer o mesmo.

Em Higashimatsushima já foi preparado um terreno para enterrar até mil corpos.

Entretanto, 270 mil desalojados estão abrigados em 1900 centros espalhados por 16 províncias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário