domingo, 20 de março de 2011

Direito à cidadania a filhos de portadores de vistos temporários gera impasse


image
A apresentadora Luciana Gimenez reside no Brasil, entretanto, seus dois filhos, Lucas e Lorenzo, nasceram nos EUA
A análise envolveu o número de nascimentos entre visitantes temporários, sejam turistas, estudantes, trabalhadores visitantes ou cidadãos mexicanos que podem legalmente cruzar a fronteira
Em maio de 1999, a apre­sentadora Luciana Gimenez tornou-se conhecida mun­dialmente, quando teve um filho com o vocalista dos Rolling Stones, Mick Jagger. O menino Lucas Maurice Morad Jagger nasceu em 18 de maio daquele ano, em New York. Ela e Mick Jagger se conheceram na cidade do Rio de Janeiro durante uma festa, quando os Rolling Stones faziam uma turnê pelo Brasil. Ambos mantiveram o relacionamento escondido por 1 ano, até o nascimento de Lucas. Já seu 2º filho, Lorenzo Gabriel nasceu em 24 de fevereiro de 2011 também em New York, fruto de seu casamento com o empresário Marcelo de Carvalho, vice-presidente da Rede TV!
Filhos de pais distintos, além da mesma mãe, Lucas e Lorenzo possuem algo mais em comum: ambos são cidadãos norte-americanos natos, apesar de viverem felizes no Brasil. A apresentadora Luciana Gimenez faz parte de uma lista interminável de celebridades e, menos famosos, que vivem em seus países de origem, mas cujos filhos são cidadãos norte-americanos natos.
Na terça-feira (15), o Center for Immigration Studies divulgou a conclusão de um estudo que analisa o assunto. Intitulado “Direitos de Cidadãos Natos para Filhos de Visitantes: Um Futuro Problema Nacional?” A análise envolveu o número de nascimentos entre visitantes temporários, sejam turistas, estudantes, trabalhadores visitantes ou cidadãos mexicanos que podem legalmente cruzar a fronteira. O estudo sugere que essa política representa vulnerabilidade na segurança nacional e argumenta como cidadãos norte-americanos natos, mas criados no exterior como terroristas podem (e já utilizaram) sua cidadania contra a população em geral.
A pesquisa revelou que:
• Estima-se que quase 200 mil crianças nasceram de mulheres legalmente admitidas temporariamente de todas as partes do mundo em 2009. Em contrapartida, segundo outros estudos, mais de 300 mil crianças nascem todos os anos filhos de pais ilegais.
• Visitantes de curto prazo, incluindo mulheres que chegam como turistas com o objetivo exclusivo de darem à luz nos EUA, somam cerca de 20% de todos esses nascimentos (39 mil). Enquanto a maior parte dos turistas ficam 2 semanas ou menos, segundo estatísticas do DHS (Departamento de Segurança Nacional), um grande número de pessoas que são admitidas como turistas ficam no país por períodos de 3 meses ou mais, incluindo cerca de 780 mil mulheres em idade fértil.
• Outros 200 mil nascimentos atuais são estimados terem nascido de mulheres com vistos de permanência temporários, como alunos, trabalhadores convidados, investidores e outras categorias que permitem estadias de vários anos.
• O grupo que colabora com o maior número de visitantes que dão à luz no país é formado por mulheres mexicanas que possuem cartões que permitem cruzar a fronteira (BCC). Estima-se que 130 mil nascimentos são gerados por essas mulheres, que possuem virtualmente acesso ilimitado à cidades na região sudeste da fronteira. Porque as identidades dos portadores do BCC não são averiguadas no momento de entrada, os cartões são freqüentemente utilizados de forma fraudulenta por impostores.
Mais detalhes sobre a pesquisa podem ser verificados na página eletrônica: http://cis.org/
birthright-citizenship-for-visitors

Nenhum comentário:

Postar um comentário